9 de dezembro de 2020 às 10h42min - Por Mário Flávio

A eleição para o novo presidente da Câmara de Caruaru é no dia 1º de janeiro de 2021, mas desde o início dessa semana que os bastidores da política estão agitados por causa do pleito que se aproxima e definirá o nome de quem vai comandar a Casa Jornalista José Carlos Florêncio pelos próximos dois anos.

Até agora, conforme foi apurado pelo blog, quatro nomes ainda seguem na disputa pelo principal posto da Casa Legislativa: o atual presidente, Lula Tôrres, o líder do governo, Bruno Lambreta, o atual vereador, Ricardo Liberato e a futura vereadora, Perpétua Dantas.

Segundo fontes do Poder Legislativo, Leonardo Chaves, que já foi presidente da Câmara por oito mandatos, teria desistido de entrar na disputa. Mesmo com atuações discretas nos bastidores de Perpétua e Ricardo, a disputa interna nos bastidores é maior entre Lula e Bruno e pode deixar arestas para a próxima legislatura.

Conforme apurado pelo blog a campanha de Lula vem promovendo insatisfação em Bruno, já que ele ouve situações que envolvem questões pessoais por parte de Lula e de assessores próximos a ele, e isso causa revolta não apenas em Bruno, mas também na equipe dele.

Alheia a tudo isso a prefeita Raquel Lyra está em Brasília em busca de recursos e quando voltar deve chamar os quatro possíveis candidatos, de forma separada, entender como estão as montagens de chapas e com isso evitar traumas na base, já que todos são do PSDB.

Evitar o bate-chapa deve ser o caminho e a prefeita Raquel Lyra não quer começar uma legislatura com dois dos principais vereadores da base com birras. No entanto, não será uma tarefa fácil para a tucana, já que as arestas estão formadas e devem deixar sequelas. A conferir.

Bruno…

O líder do governo segue articulando com a base e vereadores de oposição, inclusive os novatos. Pelas contas que o blog fez, Bruno segue com boas possibilidades de vencer o pleito. No entanto, a tarefa não é fácil e a definição só sairá aos 48 do segundo tempo.

…Lula

Lula também segue com uma articulação pesada nos bastidores. No discurso dele estão as palavras: renovação e continuidade. Ele tenta chegar aos novatos com a primeira e aos antigos com a segunda. Lula diz que precisa de mais dois anos para concluir o que começou.

Ricardo…

De forma discreta o vereador Ricardo Liberato segue trabalhando o nome dele para talvez ser a surpresa da eleição. Ele aposta na tradição do nome da família e por não dar trabalho ao governo, já que praticamente não se envolve em polêmicas.

…Perpétua

Mesmo tendo sido a mais votada na eleição e com apoio de uma forte militância de rede social, Perpétua não terá vida fácil para chegar à presidência. Ela precisa articular com os futuros pares e ainda ter que vencer os nomes de Bruno Lambreta e Lula Tôrres.

Os votos da oposição…

Os eleitos pela oposição estão sendo tratados a pão de ló pelos possíveis candidatos. Alguns já definiram em quem vão votar e outros ainda estão indecisos. O certo é que os líderes de todos: Zé Queiroz, Tony Gel e Lessa devem ser consultados, mas a opinião talvez não seja essencial para definir o voto.

…Espaço na Mesa

Com tanta importância no voto, a oposição deve ganhar espaço na futura Mesa Diretora. Galego de Lajes e Fagner Fernandes saem na frente, mas outros nomes como Anderson Correia, Kátia das Rendeiras ou o Cabo Cardoso podem ocupar espaço.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro