4 de dezembro de 2020 às 10h25min - Por Mário Flávio

Tomou posse na noite desta quinta-feira (3) a primeira mulher eleita para comandar a ACIC. Ivania Porto chega ao comando da maior Associação do tipo do Nordeste e entra para a história. Em 100 anos de entidade é a primeira mulher que vai comandar a Acic.

A escolha não poderia ter ficado em melhor mãos. Ivania hoje é professora e consulta e tem uma vida dedicada para buscar melhoras na atual sociedade. Deu uma oxigenada na direção da Acic e mesclou nomes de experiência com novos diretores, que antes nunca tinham participado da direção da associação.

Ela inicia o desafio em meio a um dos momentos mais delicados da história, já que estamos no meio de uma pandemia e sem saber ao certo quando vamos sair dessa situação. No entanto, com a capacidade de gestão dela não existe nenhuma dúvida que o comando dela na Acic será coroado com êxito e um legado será deixado.

As várias Câmaras da Acic já prestam um excelente serviço a sociedade e com certeza agora terão um olhar com a sensibilidade que só as mulheres têm. Ele vai suceder uma gestão exitosa, já que Luverson Ferreira conduziu a entidade muito bem nós últimos anos e no auge da pandemia, a Acic esteve presente em todas as discussões importantes, principalmente com o poder público na criação de protocolos para a volta das atividades de econômicas.

Aqui um salve para os 100 anos da Acic e uma boa sorte para a nova gestão da entidade centenária, que já faz parte do cotidiano não apenas de Caruaru, mas devido a sua importância regional, de todo o Nordeste.

Experiência

Professora universitária e empresária da área de consultoria de políticas públicas, Ivânia Porto sucederá Luverson Ferreira na presidência da Acic. Associada desde 2016, exerceu a função de presidente da Acic Mulher, que em sua gestão criou um dos eventos de maior destaque do núcleo: o “Mulheres que Inspiram”, espaço de troca de experiências do empreendedorismo feminino, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Antes de assumir a função de vice-presidente de Relações Institucionais, integrou a comissão organizadora do Fórum Caruaru – Eleições 2018, série de palestras e debates com candidatos ao Governo do Estado, ao Senado, à Assembleia Legislativa de Pernambuco e à Câmara Federal que tinham domicílio eleitoral em Caruaru.

Na Acic

Desde 2019, na vice-presidência de Relações Institucionais, estreitou os laços da Acic com os poderes públicos para o fortalecimento da defesa de interesses da classe empresarial. “Ivânia Porto sempre foi um nome que fez a diferença em nossa Entidade. Como vice-presidente e presidente da Acic Mulher fez um excelente trabalho e, quando a Diretoria precisou pensar em um novo nome, ela foi uma unanimidade. Será um início brilhante para os próximos 100 anos da Entidade, ampliando a participação das mulheres no associativismo que só tem a ganhar com a rica contribuição das empresárias da nossa cidade”, afirmou Luverson Ferreira. O presidente reforça ainda que a nova Diretoria receberá o reforço de vários empresários da indústria, do comércio e do setor de serviços, ampliando a diversidade de representação dos segmentos econômicos.

O que pensa

Para Ivânia Porto, a escolha do seu nome é motivo de orgulho e será um importante capítulo da sua trajetória. “A satisfação de ser escolhida para estar à frente de uma instituição centenária é enorme e se torna ainda maior por poder estar ao lado de tantos companheiros em um trabalho tão positivo para a nossa cidade. O coletivo é fator primordial para o associativismo e nossa Diretoria continuará em atuação conjunta para o desenvolvimento de Caruaru que contribui com a geração de emprego e renda de toda uma região”, finalizou.

…No setor público

No setor público Ivania foi secretária de Ação Social e Educação entre os anos de 2000 e 2007. Ela conseguiu avanços importantes nas duas pastas e chegou a disputar a prefeitura de Caruaru em 2008, ficando na segunda colocação com mais de 50 mil votos. Na época foi vítima de uma campanha machista com diversos ataques e fakenews contra á então candidata. Soube esperar e deu a volta por cima agora na presidência da Acic.

Direção…

Além de Ivania fazem parte da nova direção nomes conhecidos de Caruaru e região: Newton Montenegro é o vice-presidente, Jaime Anselmo é o vice-presidente de Relações Institucionais, Alfredo Alves da Cunha Neto ficou na vice-presidência do Comércio, José Carlos Clímaco na vice-presidência da Indústria, Bernardo Barbosa Filho na vice-presidência de Serviços e Vicente Neto na vice-presidência das Câmaras Setoriais.

…Mais nomes

Na direção Administrativa ficou Danielle Lago, 1ª diretoria financeira com Aline Portela, 2ª diretoria financeira com Ana Paula Pessoa, 1ª secretária é Silvia Pessoa e o 2º secretário é Matheus Cordeiro. Além disso, o Conselho Fiscal ficou com Moema Duarte, Geraldo Jorge e Marcílio Sales. Eles terão como suplentes: Pedro Holanda, Maria Auxiliadora e Jorcelei Lacerda.

Comissão de Sindicância

A comissão de Sindicância ficou com os empresários Wamberto Barbosa, André Teixeira Filho e Rodolfo Torres Silva, que também é diretor administrativo da Rádio Cidade FM 99,7.

Adiado

encontro estava agendado para as 15h desta quinta-feira (03) no Palácio do Campo das Princesas, como a coluna cantara a pedra. Ao menos, constava na agenda do governador Paulo Câmara. No entanto, ao longo da tarde, fontes governistas, relataram que a conversa foi “adiada”. Nos bastidores do PT, o que se diz é que o diálogo irá ocorrer, mas, provavelmente, “só nos próximos dias”.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro