9 de abril de 2014 às 04h00min - Por Mário Flávio

A bandeira, o hino e o brasão são os símbolos que representam o Estado de Pernambuco. Cada um deles é formado por elementos característicos da história e da cultura local. Com o objetivo de divulgar a importância desses ícones para a população, a Assistência de Comunicação Social da Assembleia Legislativa de Pernambuco produziu três reportagens especiais, por meio da TV Alepe. O trabalho foi reunido no DVD Projeto Símbolos de Pernambuco, que será lançado nesta quarta (09), às seis da tarde, durante a Reunião Solene em comemoração aos 179 anos da Casa de Joaquim Nabuco.

A primeira reportagem apresenta detalhes sobre o brasão do Estado. Entre vários elementos, o símbolo traz a representação de quatro datas históricas vinculadas a movimentos republicanos: 1710 (Guerra dos Mascates), 1817 (Revolução Pernambucana), 1824 (Confederação do Equador) e 1889 (Proclamação da República).

Considerado o símbolo mais popular, a bandeira é o destaque da segunda reportagem do DVD. Criada durante a Revolução Pernambucana, ela representa a luta do povo pela libertação do domínio português e pelos ideais de independência. O seu uso vai além dos ritos oficiais. Frequentemente, ela é utilizada em eventos esportivos e também serve de inspiração para a criação de fantasias e adereços de Carnaval.

Não menos importante, o hino do Estado também é muito difundido em eventos. Os acordes iniciais e o refrão são conhecidos pela maioria dos pernambucanos. Além de ser executado em cerimônias oficiais, o hino também ganhou adaptações para vários ritmos regionais, como o maracatu, o forró e o frevo.

O DVD Projeto Símbolos de Pernambuco passará a fazer parte do kit entregue pela Presidência da Alepe a visitantes de honra do Poder Legislativo, como embaixadores e representantes de outras Casas parlamentares, e também para as escolas da Rede Municipal e Estadual de Ensino que visitam o Museu Palácio Joaquim Nabuco por meio do Projeto Conhecendo a Assembleia de Perto.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro