O PSB exibiu nas suas redes sociais, nesta quinta-feira (16), o segundo vídeo temático da campanha NÃO VIOLÊNCIA ATIVA – PAZ, ESSA É A NOSSA BANDEIRA, tendo Dom Hélder Câmara, “o profeta da fraternidade”, suas ideias e sua luta como inspiração.
Lançada nesta semana pelo partido, a campanha busca inspirar brasileiros a lutarem pela democracia, pela paz e pela justiça social, nesses tempos em que o país assiste a uma minoria defender uma agenda antidemocrática e a pregar o ódio, a discriminação e a intolerância. Ícone da não violência ativa no Brasil, Dom Hélder Câmara dedicou sua vida aos mais carentes, defendeu os direitos humanos e enfrentou com coragem a ditadura militar.
Foi ainda um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pregava por uma Igreja simples voltada para os pobres e oprimidos. “Nós temos que viver uma Igreja que reze, que ame a Deus, mas sem esquecer o próximo e não fique apenas em amor de palavra. Porque não é possível que a nossa gente fique aí cada vez mais sacrificada. Quando a gente vê pelas estatísticas oficiais quantas pessoas morrem de fome no mundo a cada ano é uma coisa tenebrosa”, diz o líder em um trecho do vídeo que traz imagens dele e trechos de seus discursos.
Dom Hélder Câmara também é destacado como exemplo de trajetória que pode inspirar o país a mudar a própria história diante das crises ética, econômica, política e social vividas atualmente. A desigualdade social, como nos demais vídeos da campanha, é apontada como um dos graves problemas do Brasil.
O vídeo explica que apenas seis pessoas mais ricas do país possuem riquezas equivalente ao patrimônio de 100 milhões de brasileiros mais pobres. Os 5% mais ricos possuem a mesma fatia de renda que os demais 95%. “Corrigir as injustiças no Brasil impõe medidas extensivas em diversas frentes: políticas, econômicas e sociais. O Partido Socialista Brasileiro acredita que é urgente a realização de ações que tenham como foco o combate às desigualdades e promoção dos princípios do humanismo, da diversidade e da sustentabilidade”, finaliza o vídeo.