7 de junho de 2012 às 09h30min - Por Mário Flávio

Na semana do Meio Ambiente o Disque-Denúncia recebe informações sobre crimes ambientais. Só este ano, o serviço contabiliza 855 denúncias sobre casos como maus-tratos aos animais, poluição do ar e desmatamento. Uma média de seis denúncias por dia.

Com a sociedade mais consciente, o número de registros tem aumentado. As informações cresceram 74,4% comparado ao mesmo período do ano passado. “Ao denunciar, o cidadão está contribuindo para um mundo melhor e mais sustentável. O importante é tornar essa atitude um hábito e estar alerta às consequências de desrespeito ao meio ambiente.”, diz a superintendente do Disque-Denúncia Pernambuco, Carmela Galindo.

Entre os assuntos mais denunciados, estão os maus-tratos contra animais (56%), mau cheiro (16%) e poluição do ar (7%). O serviço também recebe informações sobre desmatamento, queimadas, lixo acumulado, aterro de mangue e poluição da água. Em 2006, quando o serviço passou a registrar este tipo de informação, foram recebidas apenas 545 denúncias. Número que só tem crescido a cada ano.

A sociedade pode e deve contribuir para um planeta mais saudável. O serviço funciona 24h, todos os dias da semana, e atende no 3421.9595, para o Recife e Região Metropolitana, e no (81) 3719.4545, para o interior. As denúncias são encaminhadas à Delegacia do Meio Ambiente, diretorias de meio ambiente, Ibama e a CPRH.


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro