4 de abril de 2012 às 12h22min - Por Mário Flávio

Há quem diga que em Caruaru o projeto Cidade Conectada não funciona como deveria, e que o alcance é mínimo para os usuários que ficam ao redor dos 26 pontos de conexão wireless espalhados em escolas da rede municipal. No entanto, a prefeitura garante que a conexão pega bem e tanto é que vai transmitir uma missa da Diocese de Caruaru nesta quinta-feira (5). A prefeitura disponibilizará a transmissão ao vivo da Missa dos Santos Óleos, na Igreja de São Francisco de Assis, localizada no bairro do mesmo nome.

Segundo Renato Vasconcelos, técnico de transmissão do projeto Cidade Conectada, explica que a parceria consistiu em a prefeitura disponibilizar o link de conexão em rede e as antenas de instalação na igreja. “Com os equipamentos instalados na igreja, quem ficará responsável pela transmissão será a equipe da igreja, que vai transmitir a missa ao vivo através do site da Diocese”, explica. Renato ressalta também que, quanto à conexão do Cidade Conectada, não deve haver problemas. “Os pontos de conexão estão funcionando normalmente e instalamos as antenas na igreja e não deve haver complicações na transmissão do evento. Existem atualmente 26 pontos conexão na cidade, mas para que o sinal seja captado adequadamente, o usuário deve colocar em casa uma antena apropriada para a recepção do sinal”, esclarece.

Dessa forma, de acordo com a prefeitura, os problemas que os usuários encontram para acessar o pontos wireless do Cidade Conectada se referem a barreiras físicas e pontos de sombra, que são locais mais baixos e distantes das escolas, mas não à qualidade da conexão de internet. Ainda de acordo com Renato, as principais complicações relacionadas à conexão do Cidade Conectada se deram no início da implantação do projeto, quando havia problema de conexão com o ponto central q é no Morro Bom Jesus. Outro problema pontual se refere à posição muita alta das antenas em algumas escolas, o que impede a conexão com aparelhos que disponham de antenas de pequeno alcance, como notebooks e celulares.

Porém, algo que é facilmente identificado é que a necessidade de instalação de antenas para conseguir captar o sinal do Cidade Conectada demonstra que essa rede de conexão ainda é bastante inferior redes de conexão particulares, embora a própria transmissão da missa de ao vivo amanhã reforça que o projeto está funcionando de fato.

 


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro