DiarioData/Associados – Humberto 25%; Mendonça 15%; Geraldo 14%; Daniel 8%

Mário Flávio - 20.08.2012 às 14:46h

20120820-144700.jpg

A primeira rodada da pesquisa DiarioData Associados revela que o candidato do PT à Prefeitura do Recife, senador Humberto Costa, lidera as intenções de votos na capital pernambucana.

Hoje, o petista tem 25% da preferência do eleitorado. Em empate técnico na segunda colocação estão o ex-vice-governador Mendonça Filho (DEM) e o ex-secretário estadual Geraldo Julio (PSB). Mendonça soma 15% e Geraldo concentra 14% das intenções de votos. Na quarta posição aparece o deputado estadual Daniel Coelho (PSDB), com 8%.

Esses são números da sondagem estimulada, na qual o eleitor recebe uma lista com os nomes da disputa e, a partir dela, faz escolhas. A margem de erro dos resultados é de 3 pontos percentuais. Deve ser considerada tanto para mais quanto para menos.

Foram entrevistadas 1.100 pessoas, seguindo um plano de amostras que representa o universo eleitoral com suas características estratificadas de sexo, idade e áreas de moradia das pessoas. Os pesquisadores visitaram os domicílios recifenses entre os dias 14 e 16 de agosto. As informações são do Diario.

Além dos concorrentes que tiveram destaque nesta primeira rodada, foram submetidos à avaliação ainda os nomes dos candidatos Esteves Jacinto, do PRTB (que obteve 2% das intenções de voto); Edna Costa, do PPL (1%), Roberto Numeriano, do PCB (0%) e Jair Pedro, PSTU (0%). Os candidatos que aparecem com 0% são aqueles que tiveram índice menor de que 0,5% das intenções.

O número de eleitores indecisos, que não sabem qual dos candidatos escolher ou pretendem votar em branco soma 20% do total. Os eleitores que estão propensos a votar nulo ou em “ninguém” totalizam 15%. Ao longo da campanha esses percentuais devem ser bastante alterados porque o grau de interesse costuma aumentar com a proximidade da disputa. Hoje, 40% dos eleitores recifenses se dizem “desinteressados” nas eleições e 31% se classificam “mais ou menos interessados”. O grupo dos “muito interessados” equivale a 8%; o dos “interessados”, 20%.