O prefeito de Panelas, Sérgio Miranda (PTB), confirmou que após 40 anos o Festival Nacional de Jericos não será realizado esse ano. Em entrevista ao programa Show da Cidade, veiculado na Rádio Liberdade, o Chefe do Executivo Municipal, confirmou que devido ao colapso enfrentado na cidade, não existe a mínima condição para a realização do evento, que virou parte do calendário anual de festas de Pernambuco.
Constrangido, o trabalhista deu detalhes do cancelamento e disse que a cidade vive uma situação caótica. “Para nós que temos que decidir é muito complicado, mas eu sou prefeito pelo quarto mandato e sempre achei que o dever melhor do gestor é olhar o município e o povo e não apenas as questões de festividades ou políticas. A situação que vivemos hoje é muito difícil de se avaliar, nós nunca vivenciamos uma seca de tal gravidade, é uma situação caótica, que dá tristeza, as pessoas estão varando a madrugada nas portas dos chafarizes em imensas filas para ter direito a água”, desabafou.
O prefeito ainda disparou contra a Compesa. “Não existe nenhuma perspectiva sobre a questão da água em Panelas. Tínhamos uma perspectiva junto a Compesa, que era a junção da barragem do Patameiro, na zona rural e que conta com muita água, com a barragem atual, mas não foi feita. Desde janeiro que o projeto dessa adutora vem se arrastando e já era para termos construído e mesmo com autorização do proprietário, a Compesa sequer iniciou. Diante dessa realidade, não tínhamos outra decisão a ser tomada, suspendemos a festa e já fizemos o mesmo em alguns distritos. Algumas pessoas me criticam e dizem que estou acabando com a tradição do município, mas pergunto a elas se existe condição hoje de recebermos 60 mil pessoas na cidade. Qual a imagem que os turistas iam sair daqui? Hoje eu não tenho água nem na prefeitura, eu não vou submeter a população de Panelas a vergonha”, disse.