2 de abril de 2012 às 07h00min - Por Mário Flávio

A Destra inicia a partir de 8h a vistoria 2012 dos mototaxistas. Mesmo sem ter a placa vermelha, todos os profissionais deverão comparecer, com suas motos, até a sede do órgão, de acordo com a tabela de datas que obedecem ao final da placa de cada veículo. Os mototaxistas deverão estar munidos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), do colete devidamente autorizado e em acordo com a resolução 356 do Contran.

Durante a vistoria, serão exigidos: corta pipa, protetor de motor, porta bagagem e capacete, pneus em boas condições e a padronização das motos e dos capacetes. Também serão observadas as partes elétricas, mecânicas do veículo e se há excesso na emissão de poluentes. As vistorias vão até 29 de junho e, de acordo com a Destra, visam a garantia da segurança dos usuários e salvaguarda do direito dos mototaxistas regulamentados.

LEI – A Lei Municipal 5.120 que regulamentou o serviço dos mototaxistas em Caruaru foi sancionada em 21 junho do ano passado. O trabalho permitiu que este meio de transporte fosse devidamente reconhecido, possibilitando considerar as motos como veículo de aluguel. Depois disto, os mototaxistas puderam colocar placas vermelhas em seus veículos. Eles também ganharam isenção de impostos e descontos na aquisição de um novo veículo. Outro benefício foi o acesso ao crédito concedido pelo Banco do Nordeste. “Vale ainda ressaltar que depois da Lei Federal 12.009, de julho de 2009, Caruaru foi a primeira cidade do Brasil a conceder essas autorizações para placas de aluguel em mototáxi”, defende o órgão.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro