13 de março de 2013 às 06h25min - Por Mário Flávio

Durante a reunião plenária desta terça (12), os deputados Raimundo Pimentel (PSB), Rodrigo Novaes (PSD), e Manoel Santos (PT), foram à tribuna cobrar ações para reduzir os efeitos da falta de chuva no Interior do Estado. Raimundo Pimentel informou que vai solicitar a prorrogação dos trabalhos da Comissão Especial de Acompanhamento às Medidas de Enfrentamento à Seca. Segundo o deputado, o período de chuvas está quase no fim, mas não há água suficiente para o armazenamento e a agricultura.

Pimentel também ressaltou o empenho dos Governos Federal e do Estado para solucionar o problema, e salientou a necessidade de planejar as próximas ações devido ao agravamento da estiagem. Rodrigo Novaes destacou as dificuldades do projeto Icó-mandantes, em Petrolândia. O deputado apontou que o programa de produção de alimentos é um exemplo de sucesso no Sertão, mas é preciso oferecer assistência técnica aos agricultores, modernizar os equipamentos de irrigação, entre outras ações.

O deputado ressaltou a importância de preservar a área, e solicitou à Comissão de Agricultura a realização de uma audiência pública em Petrolândia, com participação da Codevasf, Chesf e outros órgãos. Durante o Grande Expediente, o agravamento da seca foi comentado na tribuna por Manoel Santos. O parlamentar salientou o desespero da população, com casos de suicídios por conta da falta de água. Manoel também sugeriu que a Comissão Especial de Acompanhamento da Seca atue em conjunto com o Executivo.

Na opinião do deputado, os Governos de Lula e Dilma foram corajosos ao iniciar e continuar a Transposição do Rio São Francisco, uma vez que a obra pode aumentar a oferta de água no Nordeste. Vários parlamentares apartearam Manoel Santos. Segundo os deputados Odacy Amorim e Isabel Cristina, do PT, é importante acompanhar o andamento das obras da Transposição, para que as comunidades sejam atendidas. Henrique Queiroz, do PR, sugeriu uma Comissão permanente na Alepe, para tratar da seca de maneira mais constante com o secretário estadual de Agricultura.

Os deputados Betinho Gomes e Terezinha Nunes, do PSDB, criticaram o Governo Federal no planejamento da Transposição do Rio São Francisco e no processo de irrigação no Interior do Estado, respectivamente. Rodrigo Novaes elogiou as ações da União para socorrer as vítimas da seca, e cobrou maior agilidade na execução das obras. Para Maviael Cavalcanti, do Democratas, e Adalberto Cavalcanti, do PHS, é preciso resolver definitivamente o problema da falta de água.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro