Deputados criticam fechamento do Hospital Jesus Nazareno

Mário Flávio - 29.02.2024 às 08:18h

O fechamento do Hospital Jesus Nazareno, conhecido como Fusam, referência no atendimento a gestantes em Caruaru, repercutiu na reunião da Comissão de Saúde da Alepe, nesta quarta. O vice-presidente do colegiado, deputado Sileno Guedes (PSB) desaprovou o encerramento das atividades.

Para ele, a transferência dos atendimentos para outros hospitais sobrecarrega ainda mais o sistema público de saúde. “A gente recebe diversas reclamações todos os dias sobre a dificuldade das pessoas para poderem realizar uma cirurgia eletiva, uma consulta ambulatorial. A gente tem uma demanda reprimida e eu fico me perguntando como é que se fecha uma unidade de saúde. Não se fecha unidade de saúde, como não se fecha uma escola.”

Ele criticou também a situação do Hospital Barão de Lucena, na Zona Oeste do Recife, interditado em janeiro, pelo Cremepe, Conselho Regional de Medicina de Pernambuco. Após vistoria, foi constatado o desabastecimento grave de medicamentos e insumos básicos. Sileno propôs a criação de um calendário de visitas da Comissão de Saúde nos hospitais do Estado.

Sobre o Hospital Jesus Nazareno, o deputado Gilmar Júnior (PV) afirmou que, apenas em dezembro do ano passado, foram realizados na unidade 586 partos, 4 mil 165 consultas e mais de 7 mil exames, dados que, para ele, mostram que a instituição precisa continuar funcionando. Também criticaram o fechamento da unidade os deputados Diogo Moraes (PSB) e Abimael Santos (PL).