![](https://blogdomarioflavio.com.br/wp-content/uploads/2023/06/WhatsApp-Image-2023-06-01-at-11.38.13-1024x850.jpeg)
Foi bastante concorrida a cerimônia de lançamento da biografia do deputado estadual Antônio Moraes, nesta quarta-feira (31). Dezenas de pessoas – entre amigos e familiares, políticos e empresários – compareceram à Assembleia Legislativa para prestigiar o parlamentar mais antigo da Casa e conhecer a sua trajetória, narrada pelo jornalista Sérgio Montenegro no livro Histórias de Polícia e Política. São relatos leves e bem humorados sobre fatos que marcaram a juventude de Moraes e suas carreiras como delegado de polícia e político.
A cerimônia contou com a presença da governadora Raquel Lyra, do presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto, vários deputados, secretários estaduais, prefeitos, ex-prefeitos e vereadores. Também estiveram presentes muitos familiares de Antônio Moraes – inclusive sua mãe, Julita, que comemorou aniversário durante a festa – além de filhos e netos do parlamentar.
O livro Histórias de Polícia e Política segue uma narrativa cronológica, a partir da infância e juventude do deputado em Macaparana, na Mata Norte de Pernambuco, sua cidade natal. Ele narra a influência da avó, Anita Moraes, sobre sua formação. Ela que foi vereadora de Macaparana por vários mandatos e se tornou a primeira mulher a ocupar uma prefeitura no Estado. Moraes relata ainda sua mudança para o Recife e seu ingresso na faculdade de Direito, com diversas passagens curiosas que viveu.
Delegado de carreira, ele conta histórias da época em que atuou na Polícia Civil e como secretário estadual de Segurança Pública, cargo que ocupou durante o terceiro governo de Miguel Arraes. Em seguida, relembra diversos episódios que testemunhou ao longo dos seus sete mandatos como deputado estadual, inclusive nos bastidores do Legislativo e da política partidária pernambucana. O epílogo, intitulado Pinga Fogo, traz pequenas histórias narradas pelo próprios Moraes, no tom bem-humorado característico da sua personalidade.
Segundo o autor, Sérgio Montenegro, a intenção do livro é contar uma história leve sobre o parlamentar mais antigo da Assembleia, com sete mandatos. “Mas o leitor vai encontrar um pouco de tudo. Da atuação por 22 anos como delegado de polícia, da gestão de Moraes na Secretaria de Segurança Pública do governo Miguel Arraes e muitas histórias de bastidores da política vividas por ele nessas últimas duas décadas”, explica.
A obra também será lançada em Macaparana, em uma nova cerimônia ainda a ser marcada. Todo o montante arrecadado com as vendas durante os lançamentos está sendo revertido para o Lar de Idosos Cândida da Cunha Pedrosa, em Macaparana.
Foto: Leôncio Francisco/Divulgação