O aniversário de 41 anos do Partido dos Trabalhadores (PT) foi lembrado, na Reunião Plenária desta quinta (11), pelo deputado Doriel Barros, que preside a legenda em Pernambuco. Ele destacou uma trajetória “marcada por momentos de luta, de coragem, de resistência e de conquistas”.
O parlamentar mencionou a Campanha pelas Diretas Já e a Assembleia Constituinte de 1988 como dois fatos históricos que contaram com a participação efetiva do partido. “Sempre estivemos nas ruas, nos parlamentos, nos espaços de gestão e na luta por obter melhor qualidade de vida para a população brasileira”, pontuou.
Segundo Barros, nas gestões dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, o PT ocupou-se com a construção de projetos fundamentais que repercutiram positivamente na vida de milhões de brasileiros, principalmente os mais carentes. “Foi nessa época que surgiram o Bolsa Família, que houve aumento do salário mínimo e do número de vagas de trabalho, a expansão das universidade federais e projetos como Brasil Sorridente, Farmácia Popular e Mais Médicos”, resumiu. Para o deputado, graças a essas e outras ações, o País se desenvolveu e foi da 13ª para a 6ª posição no cenário econômico mundial.
Barros salientou, ainda, que hoje o povo sofre as consequências da perseguição contra o partido, mas a legenda continuará lutando em benefício da população, enfatizando que as batalhas de hoje são: “vacina para todos, auxílio emergencial até o fim da pandemia e fora Bolsonaro”. Durante seu discurso, a deputada Teresa Leitão (PT) também parabenizou o partido: “Foi a legenda que escolhi para me representar”, afirmou.