23 de setembro de 2013 às 09h25min - Por Mário Flávio

Na manhã desta segunda-feira (23), na sede do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), no Espinheiro, serão divulgados, em coletiva de imprensa, os resultados levantados pela Caravana do Sertão 2013, realizada entre os dias 16 e 20 de setembro. O projeto é uma parceria do Conselho de Medicina com o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe).

Durante o período, foram visitados os nove municípios mais atingidos pela seca em Pernambuco. Foram eles: João Alfredo, Arcoverde, Serra Talhada, Betânia, Sertânia, Ibimirim, São Bento do Una, Caetés e Bom Conselho. “A caravana da seca é importante não só para verificar a situação da saúde no sertão, mas também conferir a qualidade da água que tem como principal objetivo a prevenção e promoção da saúde” explicou a presidente do Cremepe, Helena Carneiro Leão. Ela ficou responsável por coletar amostras de água do hospital para o teste bacteriológico.

Na ocasião, os caravaneiros ainda se dividiram em três atividades. A primeira equipe, composta por médicos fiscais, avaliou a unidade de saúde do município. Já o grupo de nutrição verificou o IDH das crianças e aferiu a pressão arterial dos funcionários da escola local, enquanto uma terceira equipe fazia a pesquisa de rua.

No balanço geral serão apresentados os resultados das pesquisas realizadas junto aos moradores dessas localidades sobre a qualidade dos serviços públicos oferecidos, como saúde, educação, além do abastecimento de água e problemas com as drogas e violência. O relatório final será entregue às autoridades competentes para que as medidas sejam tomadas a fim de buscar soluções para os problemas encontrados.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro