18 de maio de 2015 às 10h32min - Por Mário Flávio

Jénerson Alves_03-01-14_Bruno Brandão (8) Caruaru estará presente no III Encontro Nordestino de Cordel em Brasília (DF). O cordelista Jénerson Alves, também jornalista, representará a Capital do Agreste no congresso. O evento, que acontece entre os próximos dias 19 e 21, tem como proposta discutir políticas públicas sobre a literatura de cordel e artes correlatas. Ente os eixos a serem debatidos, estão o registro do repente e do cordel como Patrimônio Imaterial da cultura brasileira, o mercado da literatura popular e a criação do Sindicato Nacional dos Repentistas e Cordelistas.

Com 27 anos de idade, Jénerson Alves é integrante da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel (ACLC) e se destaca no campo da literatura popular, por meio de composições que enfatizam a Educação. “Participar deste Encontro é uma oportunidade de contribuir para a elevação da literatura de cordel, essa ferramenta tão importante na consolidação da identidade de nosso povo. Espero representar bem os grandes mestres dessa arte em nossa cidade”, destaca.

Participarão do Encontro os artistas mais representativos desse segmento espalhados pelo país. Além dos fóruns e painéis de debate, o evento contará com uma mostra cultural, integrando nomes da estirpe de Xangai, Paulo Matricó, Moreira de Acopiara, Antônio Lisboa, Bule Bule e Oliveira de Panelas.

O III Encontro Nordestino de Cordel em Brasília é uma realização da Associação dos Cantadores Repentistas e Escritores Populares do DF e Entorno (Acrespo), em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A coordenação é da responsabilidade do repentista Francisco de Assis. “O projeto nasce da necessidade de que esta cultura se firme no panorama atual do mercado cultural e seja difundida para as novas gerações, revelando novos talentos e fortalecendo sua cadeia produtiva e sua categoria, que hoje congrega centenas profissionais em todo país”, detalha. O curador é o poeta Crispiniano Neto e João Santana é o coordenador do Fórum da Categoria Repentista. O evento acontecerá no Teatro da Caixa Cultural Brasília (SBS, Quadra 4 – Lotes 3/4, Edifício anexo à Matriz da Caixa).


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro