Cooperação Pernambuco apresenta estratégias para a política de prevenção à violência

Mário Flávio - 20.09.2021 às 11:22h

O Governo do Estado de Pernambuco realiza o workshop internacional Governança de políticas públicas de prevenção às violências com base em evidência, nos dias 21, 22 e 23 de setembro. Com transmissão on-line via YouTube, o evento servirá para anunciar as novas estratégias de prevenção à violência, apresentar o Observatório da Prevenção e outros planos que vão nortear as políticas de prevenção no Estado.

O secretário Cloves Benevides trabalhou ativamente para que a nova estruturação das políticas de prevenção à violência e às drogas acompanhasse o que existe de mais atualizado sobre o tema. “Políticas públicas para tratarem de um tema tão complexo e multifacetado devem se moldar às evidências técnicas e aos anseios da sociedade”, comenta Cloves Benevides.

As novas estratégias vão dinamizar e otimizar os recursos físicos, financeiros e humanos das políticas públicas preventivas do Pacto pela Vida, através da mitigação de fatores de risco (como o abandono e/ou evasão escolar, a circulação ilegal de arma de fogo e outras mercadorias ilegais, como as drogas), por um lado. Também haverá o fortalecimento de fatores protetivos, capazes de reduzir comportamentos e vulnerabilidades específicas da população pernambucana. O objetivo é diminuir a probabilidade de os indivíduos serem algozes ou vítimas de crimes e violências.

Ao longo dos últimos seis meses, foram realizadas oficinas técnicas e grupos focais com as equipes da SPVD e técnicos da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), além de consultores do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e do Instituto Igarapé. As oficinas foram coordenadas pelo Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC), utilizando a metodologia do marco lógico (logical framework), e resultaram no desenvolvimento das estratégias e de uma nova estruturação da política de prevenção à violência.

Os programas e ações da estratégia de prevenção à violência passam a ser focados na prevenção a crimes violentos, a partir das particularidades e recorrências de cada um desses eventos e considerando os contextos sociais complexos de raça/etnia, gênero, e territorialidades múltiplas. Nesse contexto, os dados passam a ser mapeados pelo Observatório Estadual de Prevenção Social ao Crime e à Violência, alocado junto à Seplag, em articulação com as secretarias estaduais implicadas na prevenção, nos marcos do Pacto pela Vida.

A Secretaria de Prevenção à Violência e às Drogas de Pernambuco, sob a coordenação do Secretário Cloves Benevides, reforça seu papel de articuladora da política de prevenção no Estado, concertando recursos e estratégias em torno do objetivo de conter a violência se antecipando às ocorrências, com um olhar qualificado para as populações específicas e compreendendo o território como central nesse processo.

Cooperação Pernambuco – A Cooperação Pernambuco é uma iniciativa multiagência, liderada pela SPVD, que conta com a participação do UNODC, do PNUD, da ONU-Habitat e do Instituto Igarapé. Trata-se de esforço conjunto para desenvolver conhecimento e compartilhar metodologias inovadoras e integradas que possam fortalecer ações de prevenção social e situacional dos crimes e das violências, assim como de cuidados às pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas no estado de Pernambuco.