31 de março de 2012 às 08h40min - Por Mário Flávio

Josué Mendes Nas últimas semanas, foi divulgado que o secretário de Desenvolvimento Rural de Caruaru e ex-prefeito de Agrestina, Josué Mendes, corria o risco de ficar inelegível devido ao julgamento de suas contas referentes à gestão municipal de 2004. A época, os vereadores da Terra do Chocalho reprovaram as contas da gestão de Josué, o que deixaria o ex-prefeito sem ter condições de disputar algum cargo esse ano.

No entanto, uma decisão da Juíza Ane de Sena Lins, pode mudar a realidade e dar uma reviravolta na política local. De acordo coma Magistrada, a decisão da Câmara não é mais válida, pois segundo a mesma, não houve a oportunidade de defesa por parte do atual secretário de Desenvolvimento Rural de Caruaru. “JULGO PROCEDENTE o pedido inicial, para reconhecer a nulidade da Resolução nº 01/2009 da Câmara Municipal, que rejeitou as contas do exercício de 2004 sem conceder ao prefeito municipal oportunidade de defesa. Por via de conseqüência EXTINGO O FEITO com ANÁLISE MERITÓRIA nos termos do que se apresenta no art. 269, I do C.P.C. em vigor”, diz o texto.

Dessa forma,  a Justiça local encaminhará uma nova decisão para  a Câmara. O trâmite será uma nova votação na Casa, que provavelmente será realizada em abril, e com uma votação bem diferente da que foi realizada antes. Na época, quando teve as contas rejeitadas, Josué tinha a minoria na Câmara e o julgamento foi pela reprovação das contas. Nessa votação, o comentário na cidade é um só, hoje com maioria na Câmara, já que a oposição conta com seis vereadores, contra três da base de apoio de Carmem Miriam (PT). Caso isso realmente aconteça, fica comprovado que a votação anterior deteve cunho político.

Essa semana o ex-prefeito deve renunciar ao cargo de secretário em Caruaru, já que a Justiça Eleitoral determina esse prazo para os políticos que tenham a intenção de concorrer a eleição desse ano. Assim que aprovação das contas de Josué for novamente votada na Câmara, o mesmo deve ser confirmado como vice na chapa de Thiago Nunes, que tem a intenção de fazer a dobradinha para concorrer contra Carmem Miriam, na eleição de outubro.

 


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro