De acordo com os dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) consumo dos lares brasileiros registrou queda de 2,33% de julho para agosto. O resultado representa a quinta queda mensal de 2021.
Ainda segundo o levantamento, os números refletem fatores externos, como o valor do dólar, e internos, como alta da inflação, a taxa alta de desemprego, redução no poder de compra da população,principalmente com a redução nos valores dos auxílios assistenciais.
Porém, no acumulado de janeiro a agosto de 2021, foi registrado um crescimento de 3,15%, se comparado ao mesmo período de 2020. O vice-presidente da Abras, Márcio Milan, afirma que o cenário é caracterizado pela troca de marcas e de produtos.
A cesta básica com os 35 produtos mais consumidos nos supermercados registou em agosto preço médio de R$ 675,73, um aumento de 1,07% em relação a julho. Em comparação com agosto do ano passado, o crescimento é de 22,23%, segundo a Abras.