4 de outubro de 2013 às 20h25min - Por Mário Flávio

CARTA ABERTA PELA AUTONOMIA DAS MULHERES

Considerando os ataques feitos ontem (03) pelo vereador Jajá (PPS), em sessão da Câmara de Vereadores de Caruaru, à Secretária Municipal de Saúde, Aparecida Souza, nós, mulheres, vimos externar que consideramos tais declarações uma agressão a todas nós que lutamos por liberdade e respeito à dignidade da mulher.

1. É inadmissível que, no século XXI, marcado pelo respeito a todas as formas de liberdade e diversidade, bem como pela construção de um novo modelo político regido pelos interesses coletivos, um representante político eleito pelo povo transfira a discussão de ideias para o campo pessoal. Atitudes como esta representam retrocesso na política e não interessam à população, que quer a solução de suas demandas e não aprova os ataques pessoais.

2. As mulheres são quem elas desejam e escolhem ser. Não precisamos nos adaptar a modelos antigos e machistas sobre o papel da mulher na sociedade. Há muito a mulher rompeu com o papel único de reprodutora. A maternidade é uma escolha, não uma obrigação, optar por vivenciá-la, ou não, é um direito e não tem relação com características humanas como sensibilidade, cuidado, afeto e respeito.

O compromisso com a defesa da vida é uma decisão que pode ou não ser tomada por qualquer pessoa: homens, mulheres, mães, pais, independente de orientação sexual, credo, cor ou classe social. Deste modo, registramos nossa rejeição à reprodução de tais discursos que por tantos anos nos aprisionaram e violentaram. Entendemos que a agressão verbal do vereador à secretária, precisa ser banida da tribuna e sua conduta deve ser repudiada por toda a sociedade.

Por fim, reafirmamos nosso mais profundo respeito à mulher e à profissional Aparecida Souza, que há mais de 20 anos vem construindo sua trajetória profissional pautada no respeito à vida, ao bem comum e à saúde coletiva. Trabalho este reconhecido por toda comunidade de Caruaru e região.

Caruaru, 04 de outubro de 2013.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro