Confiança empresarial registra queda de 2,5 pontos em setembro, aponta FGV

Jorge Brandão - 01.10.2021 às 18:30h

De acordo com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), o Índice de Confiança Empresarial (ICE) registrou queda de 2,5 pontos em setembro, passando para 99,9 pontos. O resultado interrompeu a sequência de altas que começou em abril deste ano.

Ainda segundo o Instituto, o indicador manteve tendência de alta ao avançar 0,4 ponto se observar as médias móveis trimestrais. Para o superintendente de estatísticas do instituto, Aloisio Campelo Junior, apesar de ser a primeira queda desde março de 2021, a evolução da confiança empresarial em setembro preocupa por causa da piora das expectativas, que deixam de ser otimistas e passam a neutras.

Diante das avaliações recentes a respeito da situação corrente e das expectativas para os próximos meses, influenciaram bastante na queda da confiança dos empresários de acordo com Ibre. O Índice de Situação Atual Empresarial (ISA-E) recuou 1,2 ponto, e ficou em 99,3 pontos e o Índice de Expectativas (IE-E) caiu 3,8 pontos, para 99,9 pontos.