Em entrevista nesta quinta-feira, 29 de junho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse: “o conceito de democracia é relativo para você e para mim”. O mandatário comentava as eleições gerais da Venezuela em 2024 à uma rádio do Rio Grande do Sul.
“A Venezuela, ela tem mais eleições que o Brasil. O conceito de democracia é relativo para você e para mim. Eu gosto da democracia porque ela me fez chegar à Presidência da República pela terceira vez, e é por isso que eu gosto da democracia e a exerço em sua plenitude”, afirmou Lula.
Perguntado se a Venezuela é uma democracia atualmente, o presidente não respondeu e mudou o rumo da conversa, dizendo que os resultados das eleições precisam ser respeitados. Ele ainda falou sobre o grupo de países “amigos da Venezuela” criado pelo petista em seu primeiro mandato, o tão falado Foro de São Paulo.
O que não está correto é a interferência de um país dentro de outro país. O que fez o mundo tentando eleger o Guaidó o presidente da Venezuela, um cidadão que não tinha sido eleito. Se a moda pega, não tem mais garantia da democracia e não tem mais garantia no mandato das pessoas”, disse Lula.
O presidente completou:
“Quem quiser derrotar o Maduro, derrote nas próximas eleições agora, vai ter eleições, derrote a assuma o poder. Vamos lá fiscalizar, se não tiver uma eleição honesta, a gente fala.”
Reunindo o Foro de São Paulo hoje
O encontro que reúne representantes de partidos e grupos políticos de esquerda da América Latina e do Caribe abre nesta quinta-feira, (29) a 26ª reunião do Foro de São Paulo, a primeira realizada presencialmente desde o início da pandemia de covid-19.