Comissão de Agricultura da Alepe analisa linha emergencial de financiamento para produtores rurais

Mário Flávio - 15.05.2012 às 19:13h

Uma linha de crédito do Banco do Nordeste do Brasil deverá socorrer o produtor do Sertão e Agreste de Pernambuco, durante o período da estiagem. O financiamento vai beneficiar os pequenos e médios produtores de cidades em situação de emergência. As condições do empréstimo foram detalhadas hoje, durante reunião na sede do BNB no Estado. O encontro foi solicitado pela Comissão de Agricultura da Assembleia.

O superintendente do Banco do Nordeste, Sérgio Maia, explicou que a linha de crédito vai atender a agricultores e criadores clientes da instituição financeira e também aqueles que nunca tiveram vínculo com a entidade. Os pequenos produtores do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) poderão contratar financiamento de até 12 mil reais, com juros de um por cento e prazo para pagamento de dez anos.

Já os agropecuaristas com negócios de médio porte poderão receber até cem mil reais, a juros de três e meio por cento e prazo para quitação do valor devido de oito anos. As empresas do setor urbano das regiões atingidas pela seca também poderão ser contempladas. De acordo com Sérgio Maia, o BNB pretende disponibilizar a linha de crédito com a maior agilidade possível.

O presidente da Comissão de Agricultura, deputado Claudiano Martins Filho, do PSDB, destacou a necessidade de divulgar as informações para os produtores rurais.