5 de dezembro de 2013 às 07h25min - Por Mário Flávio

Será realizada nesta quinta-feira (05), às 9h30, uma reunião entre os 21 municípios que formam o Consórcio de Municípios do Agreste e Mata Sul (COMAGSUL). O objetivo do encontro é a instalação da Câmara Temática de Políticas Públicas para as Mulheres, que se tornará uma aliada para as relações e convênios entre os Governos Municipais e o Estadual. Estarão presentes, além dos representantes de cada município, a secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Dra. Cristina Buarque e a coordenadora Nacional da Articulação do Semi-Árido Brasileiro (ASA), Neilda Pereira. O evento acontecerá na sede administrativa do Consórcio, na Rua 11 de setembro, nº 120, às margens da BR-104, em Agrestina.

Durante o dia, cada cidade que faz parte do Consório montará estandes institucionais com o artesanato e outros símbolos locais. Agrestina, que será a anfitriã dos convidados, apresentará o chocalho e os alfenins como ícones, através da participação da Secretaria Municipal da Mulher. Também fazem parte do grupo Altinho, Belém de Maria, Bonito, Catende, Cupira, Barra de Guabiraba, Cachoeirinha, Ibirajuba, Jurema, Lagoa dos Gatos, Lajedo, Maraial, São João e São Joaquim do Monte.

COMAGSUL – O COMAGSUL, com 10 anos de fundação e sede em Agrestina, é o primeiro Consórcio Público do Estado de Pernambuco, presidido pelo prefeito de Catende, Otacílio Cordeiro (PSB). Embora ainda em crescimento em Pernambuco, esse tipo de iniciativa já rende bons frutos em outros Estados do país, a exemplo do Paraná, que tem 399 municípios e todos são consorciados. Eles criaram uma “Central de Compras” para adquirir medicamentos e o preço caiu 60% em relação aos preços convencionais.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro