Coluna do Blog do MF – Lula e os recados dados em Brasília

Mário Flávio - 09.11.2023 às 08:16h

O presidente Lula (PT) assinou a ordem de serviço para a duplicação da BR-423, no trecho entre São Caetano e Lajedo. Durante o evento, uma fala do presidente chamou atenção. “Eu quando encontrei a Raquel pela primeira vez, eu notava na Raquel uma jovem que parecia nervosa. Não sabia com que estava conversando. Ou se soubesse, possivelmente, pensava que estava conversando com um inimigo político. Tive a oportunidade de dizer para a governadora, que ela podia ficar muito tranquila. Porque durante o meu governo, nenhum governador ou governadora seria tratado de forma diferente”, disse.

O recado foi claro, principalmente para quem acha que o petista mudará o rumo do apoio do PT mas próximas eleições. Lula quer passar a ideia que não olha para a bandeira partidária e que terá um tratamento diferenciado com Pernambuco, terra natal do presidente e local onde ele vai querer ampliar a vantagem obtida nas últimas eleições.

A fala de Lula é clara no que diz respeito a relação institucional sendo uma coisa, eleição é outra. O PT tem uma aliança sólida com o PSB e ambos estarão juntos ano que vem, principalmente pelo fato do partido ter no prefeito João Campos um aliado, com uma gestão bem avaliada na Capital de Pernambuco e favorito para disputar à reeleição.

Por mais que os canhotas dentro da gestão tucana sonhem com a ida oficial de Raquel para a base de Lula e os gestos feitos por ambos, não existe uma aliança política, mas um tratamento institucional de Lula com Raquel. Talvez da parte de um lado tenha um maior interesse, principalmente no âmbito estadual, mas postagens dos senadores petistas do estado, deram sinais que o momento de pacificação entre os dois governos.

Teresa Leitão e Humberto Costa fizeram questão de frisar que os recursos vindos para o estado são do governo federal, enquanto Raquel tenta trazer para si as ordens de serviço e isso vem incomodando aos aliados de Lula. Os dois também postaram vídeos e fotos ao lado de João Campos, que teve um encontro bem prestigiado ontem em Brasília, com deputados e senadores.

Raquel e João estão travando uma guerra fria de olho em 2024, mas com reflexos na eleição de 2026, quando podem fazer um clássico na disputa pelo governo de Pernambuco. Até lá, os dois vão movimentando as peças de xadrez, cada um com sua estratégia, mas uma coisa pelo menos para mim ficou clara, Lula está politicamente com o PSB, mas aqui deixando um lembrete: a política é dinâmica e isso pode justificar qualquer improvável aliança política. A conferir.

Valorizou a aprovação da Reforma…

Aprovado no plenário do Senado Federal nesta quarta-feira (8), o texto da Reforma Tributária foi comemorado pela governadora Raquel Lyra. De acordo com a gestora, a reforma vai poder proporcionar redução das desigualdades regionais, podendo fortalecer a competitividade do Nordeste no País. Além disso, a continuidade até 2032 dos incentivos às indústrias automobilísticas instaladas no Nordeste será um fator ainda mais importante de geração de emprego, renda e desenvolvimento para a região. Segundo a tucana, A extensão dos incentivos a essas indústrias representa a garantia da competitividade fora do eixo Sul-Sudeste. Em Pernambuco, por exemplo, o Polo Automotivo de Goiana, com a presença da indústria da Stellantis, representa uma considerável geração de emprego, com crescimento médio de 5,6% ao ano. A reforma foi aprovada no Senado por 53 votos a favor e 24 contra. A proposta voltará para análise da Câmara dos Deputados, já que ocorreram modificações no texto.

…Encontro prestigiado

O prefeito do Recife, João Campos, reuniu a bancada federal em Brasília. O prefeito mostrou prestígio e conseguiu reunir um time de peso do estado que atua em BSB. Participaram os senadores Humberto Costa (PT) e Teresa Leitão (PT), além dos deputados federais Augusto Coutinho (Republicanos), Carlos Veras (PT), Clodoaldo Magalhães (PV), Eriberto Medeiros (PSB), Fernando Filho (União), Fernando Monteiro (PP), Guilherme Uchôa Júnior (PSB), Iza Arruda (MDB), Lucas Ramos (PSB), Luciano Bivar (União), Maria Arraes (Solidariedade), Mendonça Filho (União), Ossesio Silva (Republicanos), Pedro Campos (PSB), Renildo Calheiros (PCdoB), Túlio Gadelha (Rede) e Waldemar Oliveira (Avante). O senador Fernando Dueire (MDB) e o deputado Felipe Carreras (PSB) estavam em sessão no Congresso no momento do encontro, mas, posteriormente, compareceram ao local da reunião para conversar com João Campos e se informar a respeito de tudo que foi discutido e sobre as prioridades da Prefeitura do Recife.

Uma coisa é uma coisa…

Ontem repercutiu uma fala do presidente estadual do PDT, Wolney Queiroz, que disse em entrevista ao Blog Cenário que estaria disposto a abrir diálogo com a governadora Raquel Lyra. Segundo o pedetista, “Não há nenhum problema pessoal com Raquel. Até porque Raquel deixou de ser minha adversária, deixou de ser adversária de Zé Queiroz. Na hora que ela se elege governadora de Pernambuco, ela passa a um outro patamar. Então, nosso adversário hoje, em Caruaru, é o prefeito Rodrigo Pinheiro, com quem disputaremos no próximo ano”. No entanto, esse possível gesto, pelo que o blog do MF apurou não significa que a tucana iria para o PDT ou que Raquel iria apoiar Zé Queiroz no que vem. Os Queiroz vão adotar o discurso institucional, como expliquei na coluna acima, igual de Lula com a governadora. É o mesmo que se diz no futebol: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

Com Bolsonaro

Enquanto a bancada de deputados e senadores se reunia com Lula, Raquel e João Campos, o deputado federal Fernando Rodolfo estava com o ex-presidente Jair Bolsonaro. A bancada do PL esteve num almoço que contou ainda com as presenças do presidente do PL, Valdemar da Costa Neto e o Pastor Silas Malafaia. Mesmo com a duplicação da BR-423 sendo uma obra pedida pelo próprio Fernando Rodolfo, para mostrar sintonia com o ex-presidente, ele preferiu não ir a cerimônia da assinatura da ordem de serviço e mais cedo postou uma foto ao lado de Bolsonaro. Ele culpou ao ex-governador Paulo Câmara, para que a obra não tivesse começado.

Zé e Fábio juntos

O prefeito Fábio Aragão (PP) e o ex-prefeito José Augusto Maia (Solidariedade) tiveram um encontro na Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe para tratar sobre as eleições de 2024. A conversa ocorreu na tarde desta terça-feira (07). De acordo com as informações apuradas, o encontro foi articulado pelo ex-vereador Galego de Mourinha. A conversa foi considerada leve. Eles não trataram de divergências do passado e pontuaram questões do cenário futuro. A política é dinâmica, já dizia o outro.

Terroristas no Brasil

Com ajuda do serviço secreto de Israel e dos EUA, a Polícia Federal prendeu dois brasileiros ligados ao Hezbollah que planejavam cometer ataques terroristas no Brasil. Segundo as investigações, o plano envolvia cometer atentados contra prédios da comunidade judaica, como a Embaixada de Israel em Brasília e sinagogas, para causar a morte de judeus brasileiros. Os dois teriam sido recrutados pelo Hezbollah e estariam até recebendo pagamentos pelas atividades no Brasil. Um deles foi detido no aeroporto, voltando do Líbano, onde estaria sendo treinado pela organização terrorista.