A semana começa bem agitada na Capital do Forró. Os grupos liderados pelo prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) e o ex-prefeito Zé Queiroz (PDT) não param de trocar farpas. O estúdio da Rádio Cidade vem se transformando na Arena dos grandes debates na reta final de 2023.
Primeiro foi a fala do presidente estadual do PDT, Wolney Queiroz, afirmando ter pesquises mostrando um cenário de empate técnico entre Rodrigo e Zé e que o atual gestor da cidade teria batido numa espécie de teto eleitoral de votos. Wolney disse ainda que esse possível teto seria o caminho para o crescimento de Zé. A resposta de Pinheiro veio por meio de uma dura entrevista do assessor especial da prefeitura de Caruaru.
Na mesma Rádio Cidade, Anderson Luiz foi enfático e disse que Zé e Wolney foram reprovados pela população de Caruaru e que eles não foram bem votados na cidade ano passado, o que seria uma contradição na fala de Wolney, para um possível crescimento de Zé nas pesquisas agora. Outra questão levantada pelo assessor, diz respeito as lideranças que estariam hoje com o tucano.
A maioria era ligada a Queiroz e ele fala num efeito manada, trazendo todos para o lado do atual governo. Até o vereador Fagner Fernandes, que é do PDT, foi citado por Anderson, não como ele fosse da base, mas por ter uma boa relação com o governo e ser constantemente atendido pelo Palácio Jaime Nejaim.
O fato é que os dois políticos (Zé e Rodrigo) estão numa tendência de polarização e essa pode ser a tona da eleição ano que vem. Os demais pré-candidatos parecem não demonstrar tanto interesse do eleitorado e caso não mude algo de forma radical, o debate deve ficar mesmo entre os dois, ao estilo de tempos de outrora, com muita provocação e ataques pessoais entre os candidatos.
O próximo passo desse debate deve ser uma guerra fria que será travada para a filiação do prefeito a um novo partido. Se Pinheiro for mesmo para o Republicanos, teria uma legenda mais ao centro e agradaria aos Bolsonaristas, pelo fato de muitos membros desse partido serem aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O outro caminho seria a ida para o PV, com isso, tiraria os partidos de esquerda, entre eles o PT, da chapa de Zé Queiroz, mas pode desagradar aos eleitores mais conservadores. Os cálculos estão sendo feitos, sejam eles eleitorais, políticos e até mesmo do fundo partidário. Quando essa escolha for feita, teremos um novo round dessa disputa entre os dois grupos políticos. A conferir.
Lideranças com Rodrigo…
Na entrevista de ontem na Rádio Cidade o assessor especial Anderson Luiz disse que o ex-prefeito José Queiroz terá dificuldades em montar o palanque, já que todos os que estavam com ele agora pedem votos para o atual prefeito de Caruaru. Ele chegou a citar alguns nomes que estavam no estúdio acompanhando a entrevista e todos eram aliados de Zé quando ele era prefeito ou deputado. A ida para acompanhar o assessor foi o estratégica e mostra que os passos do governo são todos pensados, até mesmo para uma entrevista e desferindo golpes. Na imagem com a nossa equipe da emissora, estão vereadores, lideranças e cabos eleitorais.
…A resposta de Wolney
No post do blog no Instagram o ex-deputado Wolney interagiu ao recorte do vídeo de Anderson Luiz, com a provocação que as lideranças estão todas com Rodrigo. “Oferecendo cargo comissionado, vai levar quase todo mundo mesmo. Cite um que foi para Rodrigo e não está na folha de pagamento da prefeitura”, escreveu Wolney no comentário da postagem. O curioso foi que na fala de Wolney na última sexta ele disse que esse tipo de movimentação era normal, e que tinha acontecido com Zé Queiroz, Raquel e com Tony Gel, nas passagens deles a frente da prefeitura de Caruaru.
Faz todo acordo contra Roberto Asfora
De acordo com o Blog do Ney Lima, um dos pré-candidatos a prefeito de Brejo da Madre de Deus de oposição para as eleições municipais para 2024, Frailan Mota, concedeu entrevista no programa Rádio Debate, na Rádio Polo. Durante a entrevista, ele foi questionado se aceitaria compor uma chapa como vice-prefeito na disputa eleitoral. “Para tirar Roberto Asfora do poder eu faria qualquer negócio. O que a gente tem que pensar não é quem vai ser ou o que vai ser, mas o que temos que fazer é trabalhar e unir um nome que realmente esteja no páreo para Roberto Asfora, e que a população aceite, seja bem vindo e venha a disputar eleição, seja Frailan ou Josevaldo, e hoje nós dois somos os nomes mais presentes do grupo em termo de disputa eleitoral, e claro tirando o nome de Dr. Edson nesse momento” – completou.
Abreu e Lima é destaque
O Índice Firjan, mais importante do país na avaliação da Gestão Fiscal dos municípios, divulgou os dados de seu levantamento anual reunindo informações sobre todas as cidades brasileiras. Em Pernambuco, a cidade de Abreu e Lima conquistou o primeiro lugar, atingindo a cotação máxima em três dos quatro segmentos analisados pelo estudo: gastos com pessoal, investimentos e liquidez. Dos 184 municípios do Estados, apenas Abreu conseguiu tal feito, tendo uma média de 0.9215. No ranking nacional, a cidade ficou em 266º lugar.
Enem vira dor de cabeça para ministro
A primeira edição do Enem sob o comando do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), pode se tornar uma dor de cabeça para o cearense. Tudo isso porque a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados deve definir, em encontro marcado para essa quarta-feira (8), se vai convocar o ministro para dar explicações sobre o suposto vazamento do tema da prova do Enem, realizado no último domingo. A prova vazada foi em Caruaru.
Concurso para Polícia Científica…
O Governo de Pernambuco vai realizar concurso público para o preenchimento de 214 vagas para a Polícia Científica. A novidade foi anunciada pela governadora Raquel Lyra nesta segunda-feira (6). A resolução que autoriza a Secretaria de Administração (SAD) e a Secretaria de Defesa Social (SDS) a aplicarem o certame foi assinada pela gestora e será publicada no Diário Oficial do Estado dessa terça-feira (07).
…As vagas
Serão 77 vagas para o cargo de agente de medicina legal, 60 para médico legista e 77 para perito criminal. Nos últimos 10 meses, já foram anunciados pelo governo estadual concursos para 2.400 vagas para praça da Polícia Militar, 600 vagas para praça do Corpo de Bombeiros Militar, 300 para oficial da Polícia Militar e 60 para oficial do Corpo de Bombeiros. Já o concurso para a Polícia Civil terá 445 vagas, sendo 250 para o cargo de agente de polícia, 150 para escrivão e 45 para delegados. Somando todas as forças de segurança, estão sendo abertas 4.019 vagas.