17 de dezembro de 2011 às 00h50min - Por Mário Flávio

Uma sexta-feira que vai ficar marcada na memória dos caruaruenses. Hoje, a comunicação foi o tema de destaque na cidade, que recebeu a visita da Frente Parlamentar de Comunicação. Estiveram presentes os deputados: Ricardo Costa (presidente da Frente), Tony Gel e Eriberto Medeiros. Também vieram ao debate jornalistas, vereadores e membros da sociedade civil. Todos com o anseio de democratizar a comunicação em Pernambuco, mas o anúncio mais importante do dia foi feito no início da tarde.

O deputado Ricardo Costa explicou que na próxima segunda-feira entra em primeira votação, o Projeto de Lei que obriga a ocupar a função de assessores de imprensa em órgãos públicos, apenas jornalistas com diploma. Uma vitória para os profissionais, que após a decisão equivocada do Supremo, começam a recuperar terreno e fortalecem a classe. A ideia vai melhorar e muito a nossa área, principalmente no interior de Pernambuco, já que muitos políticos ainda não entenderam a diferença entre um assessor parlamentar e um assessor de imprensa.

A decisão, a ser confirmada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Eduardo Campos, também vai ajudar e muito o mercado, afinal serão gerados empregos para jovens profissionais, que não encontram espaço nas redações, que a cada dia ficam mais enxutas. Segundo Ricardo Costa, a decisão de criar esse Projeto de Lei se deu após as várias reuniões da Frente Parlamentar de Comunicação. Ele garantiu que esse foi um dos grandes anseios da comunidade jornalística pelos quatro cantos do Estado.

Tomara que na próxima segunda, a Casa de Joaquim Nabuco vote a favor desse Projeto, que mexe com o jornalismo em Pernambuco e mostra a importância do nosso Estado, no contexto da comunicação. Fomos pioneiros no rádio e no jornal impresso, tivemos grandes nomes na TV e somos destaque no jornalismo web, todos impulsionados por profissionais qualificados, que durante quatro anos se especializaram nas faculdades, que sempre primam pelo bom e velho jornalismo.

MUITO SAUDADA – A secretária da Infância e Juventude e deputada licenciada, Raquel Lyra, representou o governador em exercício, João Lyra. Ela foi uma das mais saudadas pelos políticos, que a cada fala sempre faziam referência a mesma, como uma possível candidata no ano que vem.

ALIADA – O presidente da Câmara de Caruaru, Lícius Cavalcanti, não perdeu tempo e com as velhas frases de efeito, que já fazem parte do seu cotidiano soltou essa: “Vou saudar por último a deputada Raquel Lyra, companheira de velhas e futuras jornadas”.

DISCRETA – Com todo cuidado, Raquel foi breve no discurso e elogiou o trabalho da Frente. Na quinta, a secretaria concedeu entrevista à Rádio Liberdade e não cometeu nenhum deslize. Sempre que foi provocada pelos ouvintes sobre o assunto eleição, falou com cuidado e evitou o choque de ideias.

ELA VEM AÍ? – Um novo adesivo com a frase “Ela vem Aí” começou a circular pelos carros de Caruaru. A diferença, é que o mesmo tem as cores do PSB. Ao ser indagado quem era a pessoa, o motorista foi breve: “É a guerreira”. Esse é um dos nomes que os mais íntimos chamam Laura Gomes.  

FOGO AMIGO – O governador em exercício, João Lyra, concedeu entrevista ao jornalista Magno Martins e voltou a alfinetar o prefeito Zé Queiroz. Segundo o blogueiro, o Palácio já tem até dois possíveis planos para substituir o prefeito, numa possível desistência do mesmo: Raquel Lyra e Laura Gomes. Pelo jeito, o cachimbo da paz não terá uma vida muito longa.

SILÊNCIO – O grupo mais ligado ao prefeito de Caruaru prefere evitar o choque e não comenta as declarações de João Lyra. A comemoração sobre a pesquisa que avalia o governo positivamente foi ofuscada pelas declarações de aliados, que a cada dia aumentam as críticas ao governo.

NOS BASTIDORES – O deputado Wolney Queiroz segue trabalhando nos bastidores e não dá muita importância ao que dizem os dissidentes. Ele segue articulando e aposta nas parcerias com os governos estadual e federal, para que mais obras cheguem e beneficiem a imagem do prefeito.

CADASTRAMENTO  – Esse será o último fim de semana com recadastramento biométrico. O Fórum Eleitoral deve receber um público recorde nos próximos dois dias, afinal já é tradição que os brasileiros deixam tudo para a última hora.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro