12 de dezembro de 2011 às 00h22min - Por Mário Flávio

Impressionante! Essa é a palavra que define o ritmo nas cidades de Santa Cruz, Toritama e Caruaru nesse fim de semana. O dia de domingo foi de intenso movimento nas três cidades e milhões de reais circularam garantindo bons negócios para compradores e feirantes. O medo que a crise do lixo hospitalar pudesse afetar as vendas foi por água abaixo. Mesmo sem ter números oficiais, empresários garantem que esse é o melhor fim de ano dos últimos tempos.

As cidades têm cada uma sua particularidade e formam um grande cinturão para a geração de empregos diretos e indiretos.  Hoje, não existe a informação concreta da quantidade de pessoas que vivem exclusivamente do Polo de Confecções do Agreste. Segundo estimativas dos próprios empresários existem aproximadamente 22 mil empreendedores, que geram cerca de 150 mil empregos. Uma prova que a pujança da nossa região está literalmente conectada ao setor de confecções. Em Santa Cruz do Capibaribe, essa melhora se traduz em número de carros, ônibus e vans que chegam semanalmente ao maior Parque de Confecções do Brasil. Por semana, dados do próprio empreendimento contabilizam cerca de 600 veículos no estacionamento do parque. São compradores que vem de todos os recantos do Brasil, em busca de comprar peças a baixo custo com alta qualidade.

Em Caruaru, temos o exemplo de uma comunidade que segue a passos largos no rumo de bons negócios. Aqui, o debate sobre a saída ou não da feira foi deixado de lado e todos querem fazer negócios e garantir um Natal mais gordo. Mas é necessário repensar a feira, como a questão é muito delicada, isso só deve mesmo acontecer em 2013, já que são milhares de votos em questão. O primeiro passo já foi dado e hoje existe o mínimo de organização.

O Polo de Confecções deve servir de estudo para o restante do Brasil. São pessoas que têm orgulho de empreender e hoje possuem grandes empresas, muitas delas começaram no fundo do quintal e hoje são a base de sustentação de famílias que vêm de cidades de todo o interior de Pernambuco e outros estados.  

JOÃO LYRA – Pelo jeito o vice-governador não quer saber em fazer as pazes com o prefeito Zé Queiroz. Ontem no Diario de Pernambuco ele chutou mais uma vez o balde. Disse que não existe diálogo no PDT e que só teve uma reunião com Zé Queiroz, desde a eleição do mesmo em Caruaru.

JOÃO LYRA II – O pedetista assume o governo de Pernambuco a partir de hoje. Ele vai ficar no comando do estado até o dia 28, quando terminam as férias de Eduardo Campos. O socialista viaja para três países da Europa. Essa será a 30ª que João Lyra assume a cadeira de governador.

CONFIANTE – O prefeito Zé Queiroz evita polemizar sobre as declarações de João Lyra. Ele se reuniu com o governador Eduardo Campos e saiu otimista da conversa. Disse que ser aliado de um governador com 86% é uma boa premissa para um ano pré-eleitoral.

DÚVIDA – A reunião entre Queiroz e Eduardo aconteceu na véspera da viagem do socialista para a Europa. Praticamente foi a última conversa de ambos antes do fim do ano. Mesmo fugindo do assunto, as declarações de João Lyra estiveram na pauta.

FRENTE – Na próxima sexta, a Frente Parlamentar de Comunicação realiza audiência em Caruaru. O evento está previsto para ter início às 9h e vai ser realizado na Câmara. O deputado Ricardo Costa é o presidente da Frente, que já circulou por todo estado.

ARTICULAÇÃO – O fim de semana foi de intensa articulação para o deputado Tony Gel e ex-deputada Miriam Lacerda. O casal passou o fim de semana fazendo visitas as lideranças na cidade e na zona rural.  

PSDB EM GOIÁS – No próximo fim de semana o vereador Diogo Cantarelli segue para Goiás. Por lá será realizado o Congresso Nacional do PSDB. No evento, será debatida a questão das novas candidaturas, um prato cheio para o tucano que sonha com o voo solo.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro