15 de dezembro de 2011 às 01h11min - Por Mário Flávio

O dia 15 de dezembro entrou para a história da Câmara de Caruaru. Há exatamente um ano, era eleita a nova Mesa Diretora da Casa Jornalista José Carlos Florêncio. Após dois dias de intenso debate e muita negociação, o vereador Lícius Cavalcanti conseguiu se tornar presidente da Casa mais importante do interior de Pernambuco. A eleição tem alguns significados importantes. O primeiro deles é que houve a ruptura de um Pode Legislativo submisso, quase que totalmente ao Executivo, uma cultura que sempre existiu na cidade.

Segundo relatam os vereadores mais experientes, a Câmara sempre foi tratada como uma extensão da prefeitura, com as decisões do Legislativo sendo tomadas pelo Palácio Jaime Nejaim. A partir de então, os Projetos passaram a ser analisados com mais cautela e o prazo para que os mesmos fossem votados, passou a ser cumprido a risca. Outro avanço se deu no que diz respeito a atuação dos vereadores. Os edis passarem a exercer a real função que lhes cabe, com fiscalizações e a criação de Comissões para debater assuntos de interesse geral da comunidade.  Hoje, várias entidades procuram a Casa para que ideias sejam trocadas e aconteça o debate. O local já foi tema de conferências, audiências públicas e serviu para mostrar que o Legislador quando pensa menos em si e mais no povo, consegue interagir com o povão.

A nova composição da Casa deu um novo fôlego aos três vereadores da oposição, que passaram dois anos a ver navios na Casa e desde a eleição, ganharam destaque pelo espaço ocupado, já que Diogo Cantarelli se tornou vice-presidente e Louro do Juá, primeiro secretário. A oposição é essencial para qualquer governo e em alguns casos, ajuda a melhorar uma administração. Mas o que ficou mais latente foi a provável criação de novas lideranças no cenário político de Caruaru.

A eleição dessa Mesa Diretora sempre foi tratada como uma guerra e deixou arestas. O amadurecimento dos envolvidos naquele pleito deve passar por cima de questões pessoais, afinal o que está em jogo é o interesse do povo, é pra isso que os 15 vereadores foram eleitos. Naquela eleição não houve perdedores, todos ganharam e cresceram com o resultado do pleito. O dia 15 de dezembro de 2010 ficará marcado na memória da população de Caruaru. Uma data que mexeu com os brios do meio político e serve para mostrar a importância da democracia.

QUEBROU O GELO – O governador em exercício, João Lyra Neto, resolveu fumar o cachimbo da paz. Em entrevista ao jornalista Pedro Paulo, ele disse que ligou para o prefeito Zé Queiroz e que, em breve, vem para Caruaru assinar a ordem de serviço para construir uma Escola Técnica.

LÍCIUS NO PALANQUE – O vereador Zé Ailton ficou conhecido pelas frases de efeito e previsões. A última de Zé + Zé foi que Lícius Cavalcanti não será candidato a prefeito no ano que vem. “Lícius vai subir no mesmo palanque que eu e pedir votos para Zé Queiroz no ano que vem. Quem viver, verá!”, apostou.

DUPLICAÇÃO DA 104 – O deputado estadual Diogo Moraes comemorou a notícia publicada no Diário Oficial do Poder Executivo de Pernambuco. Foi divulgada a tomada de preços, que solicita a restauração, duplicação e melhoramentos da Rodovia PE-160, no trecho entre Pão de Acúcar e Santa Cruz do Capibaribe.

RAQUEL NA LIBERDADE – A secretária de Infância e Juventude, Raquel Lyra, é a entrevista do programa Show da Cidade dessa quinta. O programa tem o comando e credibilidade do radialista Antônio Carlos e a sabatina começa a partir de 11h. Com certeza, a eleição de 2012 estará em pauta.

PINTURA  – O centro passou por uma remodelada e agradou a quem anda pelas principais ruas e avenidas de Caruaru. Todas as faixas de trânsito ganharam uma nova pintura e sinalização. Circular pelas vias ficou melhor, além de dar aspecto de organização.

CONTAS – A Câmara de Caruaru vota hoje a Prestação de Contas da prefeitura em 2003. O deputado estadual Tony Gel era o prefeito na época. As contas devem ser aprovadas, já que o TCE recomendou a aprovação das mesmas e as Comissões de Finanças e Legislação da Câmara emitiram pareceres favoráveis.

CASA LOTADA – Um recorde! Assim podemos definir a quantidade de pessoas na Câmara para acompanhar a entrega do Título de Cidadão de Caruaru ao líder do MST em Pernambuco, Jaime Amorim. Nunca se viu tanta gente numa solenidade, parecia o mar vermelho. A honraria foi concedida pelo presidente da Casa, vereador Lícius Cavalcanti.

 


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro