29 de novembro de 2017 às 07h38min - Por Mário Flávio

Cultura

Do Blog de Paulo Nailson

Os projetos de Sebá Alves, Severino Vitalino, Casa do Pife, Mazurca Pé Quente do Alto do Moura, Marliete Rodrigues, Manuel Eudocio (in memoriam), Mestre Luiz Antônio e João do Pife foram aprovados na etapa final e serão premiados com 10 mil reais cada. “Estamos muito felizes por termos ajudado todos esses artistas, que têm uma importância cultural tão grande para a cidade. Juntamos o nosso conhecimento técnico com a arte deles e essa é uma das nossas missões na Fundação”, explica Jô Barbosa, diretora de projetos.

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, explicou que o edital integra o programa de fomento do MinC e tem por objetivo incentivar e preservar expressões culturais que formam o DNA do Brasil. “Trata-se de um reconhecimento da importância de nossas tradições e dos que as mantêm vivas e potentes em todas as regiões deste vasto e diverso País”, afirmou.

A comissão de seleção do prêmio, formada por servidores públicos e membros da sociedade civil, elegeu iniciativas que retomam práticas populares em processo de esquecimento e difundem tais expressões para além dos limites de suas comunidades de origem. Entre elas, o Cordel, a Quadrilha, o Maracatu, o Jongo, o Cortejo de Afoxé, o Bumba-Meu-Boi e o Boi de Mamão, entre outros. Não foram incluídas no prêmio Culturas Indígenas, Culturas Ciganas, Hip Hop e Capoeira por já serem objeto de editais específicos lançados pelo MinC.

Foram avaliados a contribuição sociocultural do projeto às comunidades; a melhoria da qualidade de vida das comunidades a partir de suas práticas culturais; e o impacto social e contribuição da atuação para a preservação da memória e para a manutenção das atividades dos grupos, entre outros.

Os premiados têm prazo de 60 dias a partir desta terça-feira para envio da documentação complementar solicitada no edital. O material pode ser enviado para o endereço eletrônico [email protected] ou por via postal para o endereço abaixo:

Edital de Seleção Pública n.º 01, de 29/05/2017
Edital Culturas Populares – Edição Leandro Gomes de Barros
Setor Hoteleiro Sul – Quadra 02, Bloco “B”, Ed. TELEX – Térreo
Caixa Postal: 8591
Brasília/DF – CEP 70.312-970

De todas as regiões do Brasil, dos 500 selecionados, 200 foram na categoria “Mestres e Mestras”, 200 na categoria “Grupos/Comunidades”, 80 na categoria “pessoas jurídicas sem fins lucrativos” e 20 herdeiros de mestres já falecidos (In Memorian).


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro