1 de março de 2012 às 07h30min - Por Mário Flávio

A CDL Caruaru já está emitindo o certificado digital, documento eletrônico que garante proteção às transações online e a troca virtual de documentos, mensagens e dados com validade jurídica. O diferencial oferecido pela entidade lojista é que o interessado terá comodidade, já que haverá atendimento externo: “o importante para nós será a agilidade do serviço, por isso vamos atender na sede da CDL ou onde o cliente estiver”, explica o presidente da entidade, Djalma Cintra.

O documento é uma espécie de credencial que identifica uma entidade, seja ela empresa, pessoa física, máquina, aplicação ou site na web. É um documento eletrônico seguro, que permite ao usuário se comunicar e efetuar transações na internet de forma mais rápida, sigilosa e com validade jurídica. O certificado digital é um serviço realizado em parceria com o SPC/Serasa e poderá ser feito por meio de agendamento, através do telefone (81) 3701-1800 ou do email certificadocdlcaruaru@hotmail.com.
A partir deste ano até os condomínios deverão utilizar o certificado digital para o cumprimento das obrigações junto ao Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) por meio do Conectividade Social ICP. O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) uniformizou algumas informações para emissão de certificados digitais aos Condomínios.

Segmentos da economia que utilizam a certificação em suas atividades:

Receita Federal do Brasil ;
Área financeira e contábil;
Poder Judiciário;
Saúde;
Educação.

Benefícios da certificação digital:

Economia de tempo e redução de custos;
Desburocratização de processos;
Validade jurídica nos documentos eletrônicos;
Possibilidade de eliminação de papéis;
Autenticação na Internet com segurança.

Fonte: http://serasa.certificadodigital.com.br/o-que-e/


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Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro