28 de fevereiro de 2012 às 09h52min - Por Mário Flávio

A tragédia que vitimou o casal Cavalcanti no final de semana em Olinda chocou não só o público da capital, mas também pessoas que conheciam o bispo assassinado.

O crime aconteceu na noite de domingo (26), no bairro dos Bultrins, em Olinda. O principal suspeito é o filho adotivo do bispo, que morava nos Estados Unidos há quinze anos, esfaqueou os dois dentro da própria casa. Ele ainda tentou se matar, mas permanece internado no Hospital da Restauração (HR), na capital pernambucana.

Pastor Robinson durante pregação

Dom Edward Robinson de Barros Cavalcanti era pastor episcopal anglicano, e atuava na região Agreste acompanhando trabalhos eclesiásticos ou até mesmo em palestras políticas. Alguns professores da cidade tiveram aulas e pós doutorado em ciência política com o mesmo. O Jornal Extra de Pernambuco chegou a publicar algumas entrevistas com o mesmo, feitas pelo jornalista Jénerson Alves, uma delas ampliada na edição 342.

O blog evangélico Presentia registrou diversos depoimentos de lideranças caruaruenses:

“A Igreja brasileira perde uma voz profética!” declarou o Pr. Anacleto Silva da Igreja Evangélica Congregacional. Já o Missionário da SEPAL Nordeste em Caruaru, pastor Marcos Quaresma usou palavras que representam a imagem passada pelo bispo. “Fica a saudade de suas palestras no Seminário e dos acalorados debates após suas falas sempre reflexivas. Nossos sentimentos à comunidade Anglicana em nome da Sepal, que teve também o prazer de contar com ele no Encontro 2010″, disse.

“ESTARECIDO… É como me encontro. Será que já vimos tudo que tínhamos que ver aqui nesta terra? A cada dia que passa parece que somos pegos de surpresa. Conheci o prof. Robson Cavalcante nos meus tempos de seminário (1978 a 1981). Palestras sôbre Família, Política, inesquecíveis. Um homem de Deus que cumpriu o Propósito de Deus aqui na terra. Por mais doído que seja, esta é a pura verdade. Ao concluirmos o que Deus quer que façamos, não temos mais o que fazer aqui; Ele então léva-nos para junto Dele.
As circunstâncias importam sim, mas ao ser humano. Para Deus o que importa é ver que os seus filhos cumpriram a sua ordem e agora estão ao lado Dele. Descanso na crença de que o propósito de Deus será cumprido – Jó 42:2 – “BEM SEI QUE TUDO PODES, E NENHUM DOS TEUS PLANOS PODE SER FRUSTADO”.  disse o Pastor, Israelito Almeida, natural de Caruaru residindo atualmente em Fortaleza Ceará

Pela rede social foram vistos muitos comentários de caruaruenses que conheciam ou tiveram contato com Cavalcanti. “Lamentável a morte do Prof. Robinson Cavalcanti, tive o privilégio de conhecê-lo em uma palestra sobre sistema e forma de governo na FAFICA. Pernambuco perdeu um ser humano espetacular”, disse o professor Neylton Lima. Já a médica Lucimary Passos citou: “não tive, infelizmente, o prazer de conhecer pessoalmente o Prof. Robinson, mas sua obra foi imensa e o tornou conhecido, admirado e amado… então lamento profundamente essa perda irreparável… Que Deus ajude aos seus e a todos nós a superar essa perda”.

Colunista do blog Política de A a Z, Paulo Nailson, conheceu Cavalcanti ainda no final da década de 80, em eventos nacionais de reflexão teológica.

“Meu aprendizado político veio não só do que absolvi pelos livros, artigos e sermões de Dom Robinson, pessoalmente ele era um cristão exemplar, bem humorado, humilde, firme em suas convicções, engajado politicamente, era o tipo de pastor que levava seu rebanho a águas tranquilas da razão e pastos verdejantes da fé, ao contrário de tantos outros que alienam e castram”, disse.

HOMENAGEM 

Um grupo de lideres e amigos do cientista político sairá de Caruaru na próxima Quarta-Feira, dia 29 de Fevereiro, ás 14h para participarem do Ofício Fúnebre que ocorrerá na Paróquia Anglicana Emanuel, situada a Rua São Miguel, 15, Farol, Olinda PE. O enterro ocorrerá as 16h30 no Cemitério Morada da Paz, Paulista PE.

 

 

 


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro