4 de dezembro de 2013 às 11h08min - Por Mário Flávio

mendonçaO trabalho intitulado “Enfrentamento às doenças negligenciadas perpetuadoras da pobreza como prioridade em Pernambuco através do Programa Sanar”, de autoria da Sanitarista Eline Mendonça sob orientação de Alexandre Menezes e Eronildo Felisberto, saiu vencedor do prêmio Saúde 2013, da editora Abril, que foi entregue na noite da última quinta-feira (28), no Teatro do Instituto Tomie Ohtake, no bairro de Pinheiros, em São Paulo.

A iniciativa foi a vencedora na categoria Saúde e Prevenção, concorrendo, na final, com pesquisas sobre hipertensão, do Espírito Santo, e sobre doença de Chagas, de Minas Gerais e São Paulo. Em seis categorias, foram mais de 300 trabalhos inscritos e esse era o único trabalho pernambucano na final.

O prêmio Saúde, da editora Abril, é um dos mais importantes do setor no país. O trabalho será publicado na próxima edição da revista Saúde é Vital, da Abril.Criado em 2011, o programa Sanar vem trabalhando no enfrentamento de 7 doenças consideradas negligenciadas no estado e busca diminuir os índices da tuberculose, filariose, hanseníase, doença de Chagas, esquistossomose, geohelmintíase e tracoma no Estado.

Eline Mendonça está na assessoria técnica do programa desde 2011, quando ainda fazia parte do Programa de Residência multiprofissional em Saúde do Institudo de Medicina integral Prof. Fernando Figueira (Imip).

Recentemente, recebeu outro prêmio com o trabalho científico intitulado “Enfrentamento da Hanseníase como Política prioritária de Saúde no Estado de Pernambuco 2011-2012”. Premiado como o melhor na categoria “Epidemiologia e Controle” apresentado na forma oral no VII Simpósio Brasileiro de Hansenologia, que aconteceu no Imip, no período de 13 a 16 de novembro trazendo o tema: Sentir, incluir e inovar para o controle da hanseníase.

Eline F. Mendonça é caruaruense, graduada em enfermagem pela ASCES. Especialista em Saúde Pública pelo programa de Residência multiprofissional com ênfase em Saúde da Família do Imip. Mestranda em Avaliação em Saúde (Imip).


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro