23 de setembro de 2013 às 14h25min - Por Mário Flávio

Em Pernambuco, a Conferência Estadual das Cidades está sendo realizada desta segunda (23) até quarta-feira (25) no Onda Mar Hotel, em Boa Viagem. Os municípios pernambucanos que realizaram a Conferência Municipal estão representados pelos delegados que elegeram. Na etapa regional serão definidas as prioridades a serem levadas ao evento nacional, entre 20 e 24 de novembro. Caruaru tem 23 delegados que foram eleitos na etapa local, destes, 17 estão no encontro estadual.

Com o tema “Quem Muda a Cidade Somos Nós: Reforma Urbana Já!”, a conferência amplia o debate sobre os desafios necessários para tornar o espaço urbano mais justo, através da construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, indicando prioridades de atuação para o Ministério das Cidades.

As conferências são uma oportunidade de interlocução entre as esferas municipal, estadual e federal, com o foco principal em promover o Desenvolvimento Urbano. Além disto, a população é convidada a se mobilizar para estabelecer agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes no município.

À frente das Conferências Estaduais estão as Comissões Preparatórias Estaduais, que organizam, orientam, fiscalizam e validam o cumprimento das regras específicas de suas conferências. Em cada evento serão eleitos delegados que seguirão para a etapa nacional. Todos os estados brasileiros devem realizar a estadual até o dia 28 de setembro, já a Conferência Nacional será nos dias 20,21, 22, 23 a 24 de novembro.

A Conferência das Cidades foi realizada pela primeira vez em Caruaru em maio, quando também foram eleitos os componentes do Conselho das Cidades. Este conselho segue com discussões locais e fiscalização das ações de urbanização propostas no município.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro