31 de janeiro de 2012 às 12h30min - Por Mário Flávio

Da Central de Jornalismo Liberdade

O Ministério do Desenvolvimento e o Fórum Territorial Rural Sustentável do Agreste Central realizam hoje em Caruaru a primeira Conferência de Assistência e Extensão Rural da região. O evento acontece no auditório do Centro Tecnológico da Moda, com o apoio do IPA, Prorural, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (FETAPE), Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Pernambuco e Projeto Sabiá.

O público alvo é formado por representes de prefeituras, associações rurais, sindicato de trabalhadores rurais e ONGs. De acordo com agrônomo do IPA e integrante do Fórum, Fábio César, o encontro é mais uma oportunidade para que cada membro dos órgãos representados possam dar sugestões para subsidiar as diretrizes do primeiro Programa Nacional de Assistência Técnica em Extensão Rural (Pnater).

“Ao todo acontecerá oito reuniões em todo o estado. Também serão eleitos os delegados que farão parte representarão o Agreste Central na reunião de nível estadual”, informou.

Cinco grupos de trabalhos serão criados na reunião desta terça-feira (31) para elaboração e exposição de temas, onde cada participante terá a oportunidade de intervir e sugerir melhorias para o trabalho da assistência técnica.

Entre os princípios enumerados pelo projeto para a Pnater, destacam-se: gratuidade, qualidade e acessibilidade aos serviços de assistência técnica e extensão rural para agricultores familiares; equidade nas relações de gênero, raça e etnia; e contribuição para a segurança e soberania alimentar e nutricional.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro