16 de dezembro de 2013 às 08h26min - Por Mário Flávio

20131216-082513.jpg

O prefeito Zé Queiroz (PDT) e a secretária de Saúde, Aparecida Souza, receberam hoje pela manhã mais 10 médicos cubanos que vieram para Caruaru, por meio do programa Mais Médicos, do Governo Federal. O chefe do Executivo Municipal iniciou as falas e destacou a importância da vinda desses profissionais para melhorar a situação na saúde municipal.

“A saúde é algo valiosíssimo para as pessoas e nesse intuito estamos junto para proporcionar uma melhor condição de vida as pessoas. Venho aqui dar as boas-vindas aos cubanos e destacar a importância de todos vocês para contribuir com uma melhor saúde para a nossa população”, disse o prefeito Zé Queiroz. Na sequência ele convidou ao ex-secretário de saúde de Caruaru e ex-vice-prefeito da cidade, Dr. Vieira para fazer uma saudação aos médicos cubanos. “O Brasil é um país continental e algumas questões culturais impediram o desenvolvimento de ações na área de medicina. Eu quero dizer aqui que tivemos na nossa formação um currículo que não contemplava a atenção básica à saúde, era voltado para as questões da doença. É nesse ponto que os nossos médicos falham , no sentido de ter uma ideologia voltada para esse tipo de formação. E vocês cubanos descobriram isso, mesmo com todas as dificuldades que Cuba passa, por ser um país pobre, exporta hoje o conhecimento. Vocês não têm petróleo, mas contam com uma riqueza enorme, que é esse conhecimento. Tenho 54 anos de formado e falo com propriedade, principalmente por ter ido a Cuba e ter presenciado essa situação. Não vou entrar no debate político da situação, não é essa a questão, estou aqui para recebê-los como profissionais”, expôs.

Após a fala do médico foi exibido um vídeo de seis minutos, com tradução simultânea em espanhol, para que os novos médicos da rede municipal conheçam a cidade. Os vereadores governistas Ricardo Liberato (PSC) e Rozael do Divinópolis (PROS) representaram a Câmara no evento.

ATUAÇÃO – Os médicos irão atuar em Juá; Centenário; Vila Kennedy (duas); Santa Rosa (três); e no Vassoural (três). Com esses novos profissionais, chega a 20 o número de médicos cubanos em Caruaru.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro