14 de junho de 2012 às 22h26min - Por Mário Flávio

A partir desta sexta-feira (15) começa a funcionar em Caruaru o Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Motos com a presença do secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira. O executivo formalizará a criação do comitê, às 8h, com assinatura de portaria e empossará seus representantes na sede na Câmara de Dirigentes Lojistas de Caruaru.

O principal objetivo do Comitê Regional é combater os altos índices de acidentes de trânsito com motos, que ocasionam vítimas fatais, incapacidades, sequelas psicológicas e impacto econômico, principalmente no sistema de saúde pública. Dentre as principais diretrizes que os comitês regionais deverão seguir estão: municipalização do trânsito, ações de fiscalização e educação. “A meta com a implementação do Comitê é descentralizar as ações por meio das 12 Gerências Regionais de Saúde que possuímos em Pernambuco. Em seis meses, já instalamos os comitês regionais em 10 Geres”, comenta o secretario Antonio Carlos Figueira.

Em 2010, a SES notificou 2.010 óbitos provocados por acidentes de transporte terrestre no Estado. Desse total, 651 óbitos foram provocados por acidentes de moto. Já em 2011, foram notificados 1.851 óbitos por acidentes terrestres, sendo 688 provocados por acidentes de moto.  


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro