21 de junho de 2012 às 09h30min - Por Mário Flávio

A prefeitura municipal de Caruaru  inaugurou nesta quarta-feira (20) um Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Caruaru. Com a entrega da obra, localizada no bairro do Cedro, a atual gestão conseguiu dobrar o número de Cras na cidade, saltando dos 5 encontrados em 2009 para os dez atuais. Segundo a prefeitura, Caruaru possui a rede de assistência de proteção mais completa do Nordeste, beneficiando cerca de 15 mil pessoas por ano, em equipamentos como Albergue, Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e Centro de Atenção aos Usuários de Drogas (CAUD).

“Aqui iremos acolher as pessoas que estão em situação de risco, oferecendo todo o acompanhamento necessário, oficinas profissionalizantes, mas acima de tudo muito carinho”, afirmou o vice-prefeito Jorge Gomes, que compareceu à festa de inauguração. Jorge ressaltou os avanços obtidos nos últimos três anos e meio. “Caruaru hoje consegue cuidar de quem mais precisa. Quem acompanha nossas ações e o dia a dia da cidade pode ver isto claramente”, disse.

Em homenagem às artesãs que vivem no bairro, o Centro de Assistência Social foi batizado de Rendeiras do Cedro e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Na unidade haverá serviços de convivência, fortalecimento de vínculos familiares e suporte domiciliar, como a escuta qualificada. O Cras vai atender moradores das comunidades Cohab VI, Riachão, José Liberato, Inocoop, José Liberato, Morada Nova, Vila Feliz, Novo Cedro, Indianópolis, Cidade Jardim, Jacaré, Gonçalves Ferreira, e Alto da Balança. Ele também será a referência para quase 5 mil famílias contempladas com o Programa Bolsa Família. Uma das novidades do equipamento é que lá vão acontecer cursos de renda de bilro, resgatando uma importante tradição do local.

O prefeito José Queiroz lembrou que em março deste ano a Prefeitura de Caruaru recebeu o prêmio especial na categoria “Cidades de Médio Porte”, durante a realização do encontro do Colegiado Nacional de Gestores Municipais em Assistência Social (Congemas), realizado em Fortaleza.

“Dobramos o número de atendimentos e agora o poder público consegue dar dignidade a mais pessoas. Este é o papel de um gestor sério e comprometido com as revoluções sociais desenvolvidas por nomes como Darcy Ribeiro, Leonel Brizola, Miguel Arraes, Lula e Eduardo Campos. Se conseguimos ampliar nossa rede de proteção e ganhar o reconhecimento nacional é porque trabalhamos duro, acordando cedo e nos dedicando em tempo integral a esta tarefa”, declarou o prefeito José Queiroz. Após o corte da faixa inaugural, houve um rápido concerto da Orquestra de Violinos, criada em 2009 e formada por alunos das escolas públicas municipais.

O prefeito destaca as obras de assistência social em Caruaru - Crédito: Allison Lucas/ PMC


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro