24 de dezembro de 2013 às 09h55min - Por Mário Flávio

A SEAD (Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência), em parceria com o governo federal, inaugura nesta quinta-feira (26/12) , no Expresso Cidadão / Fábrica da Moda, a segunda Central de Libras de Pernambuco. A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Pernambuco, Laura Gomes, estará presente.

A unidade garante serviço gratuito de intérpretes de Libras – Língua Brasileira de Sinais, para uso da população surda. Para ter direito ao recurso de acessibilidade, o usuário terá que se cadastrar e agendar o acompanhamento de intérprete de Libras a serviços públicos das áreas de saúde e cidadania, tais como hospitais, fóruns, delegacias, justiça, entre outros. O horário de atendimento será de segunda a sexta das 7 às 18h e aos sábados, das 8 às 14h.

A escolha do local para a implantação teve como objetivo potencializar o conhecimento e a utilização deste equipamento estratégico para a acessibilidade comunicacional, entre os parceiros atuantes no próprio Expresso. Mas o serviço tem área de cobertura maior, atingindo até 50 km da sede, para deslocamento em veículo próprio.

A Central utiliza terminais de computador e webcam para que o cidadão surdo ou a cidadão surda possam conversar à distância, pelo monitor, com contato visual, através da linguagem de sinais, com intérpretes de Libras e agendar atendimento.

O cadastramento deve ser feito na própria Central. Já o agendamento poderá ser feito pelo Facebook (Central de Libras Caruaru) ou Skype (CentralLibras.Caruaru).


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro