22 de março de 2012 às 10h30min - Por Mário Flávio

A primeira Conferência Livre sobre Transparência e Controle Social de Caruaru será realizada na próxima quarta-feira (28), nos turnos manhã e noite, no auditório da Faculdade Asces, numa promoção da Controladoria-Geral da União e realização da instituição de esino. O evento, que é uma etapa preparatória para o encontro nacional (Consocial), visa promover o debate em torno do acesso e do acompanhamento da gestão pública pela sociedade, propondo ações que ampliem e fortaleçam os mecanismos de transparência adotados pelas instituições públicas.

Estudantes universitários das áreas de Saúde e de Humanas, principalmente, dos cursos de Serviço Social, Administração Pública e Direito estão entre os 360 participantes que estão sendo esperados. A programação contará também com a participação da Sociedade Civil organizada, por meio dos Conselhos Municipais de diversas áreas e de representações de órgãos de classe.

Em cada turno do debate, serão elencadas dez propostas para dois dos quatro eixos temáticas da Consocial, são eles: Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; e Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública. Logo no início, a organização do evento contextualizará os assuntos e será apresentada a metodologia a ser utilizada durante o evento. As sugestões serão encaminhadas à etapa nacional que ocorrerá em Brasília, no período de 18 a 20 de maio.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro