6 de julho de 2012 às 07h00min - Por Mário Flávio

Nas eleições municipais de 2008, o número de candidatos a vereador registrados em Caruaru não chegou a 200. Neste ano, com uma nova estrutura do legislativo a ser implantada, quando haverá 23 cadeiras a serem preenchidas na Câmara Municipal, o número total de registrados no cartório eleitoral chegou exatamente a 300 candidatos.

No contexto

Frente Popular registra 140 candidaturas em Caruaru

Miriam Lacerda protocola candidatura com PMDB, mas sem PTC

PSOL e PPL formam coligação Caruaru Pode Mais com 36 candidatos

Nessa conjuntura, a maior fatia das candidaturas fica com a Frente Popular, que reuniu 140 candidatos. Em seguida vem a frente de oposição, sob a coligação Caruaru em Boas Mãos, com 124 candidaturas registradas. O PSOL e o PPL, que formam a via alternativa na cidade, lançaram a coligação Caruaru Pode Mais e registraram 36 candidatos. Na verdade, diante desse contexto de Davi e Golias, é possível dizer que essa terceira coligação conseguiu reunir um número proporcionalmente significativo para entrar no páreo das 23 cadeiras.

Já a Frente Popular, que reúne oficialmente 16 partidos em uma estrutura de módulos proporcionais, apostará suas fichas principalmente no módulo I, que reúne o chapão dos vereadores da base do governo e os principais partidos da coligação (PSB, PDT, PCdoB, PSD, PTB e PR), e no módulo III, que reúne PT, PRB, PRTB e PSDC. Paralelo a isso, a base de oposição se divide em duas proporcionais, uma composta pelo disputado PMDB mais DEM e PSDB e outra que reúne PV, PSL e PPS. Entre as oposições, apenas o PMN vai sozinho para a disputa na proporcional.

Diante desse cenário, configura-se uma disputa de forças entre dois grupos tradicionais, que revezam a gestão de Caruaru há mais de duas décadas, enquanto um terceiro grupo ensaia um impacto eleitoral, visando pescar a leva de eleitores que se sintam insatisfeitos com as propostas das coligações tradicionais polarizadas. Resta saber, no entanto, qual grupo oferecerá uma agenda política consistentes e, no caso dos candidatos a vereador, quais apresentarão perfis com os quais a população se identificará.


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro