9 de fevereiro de 2021 às 06h25min - Por Mário Flávio

Cinco anos após ser sequestrado pelo pai, Carlos Attias, e levado para a Argentina, Carlinhos, que hoje está com 13 anos, voltou ao Recife na madrugada desta terça-feira (09/02), acompanhado da sua mãe, Cláudia Boudoux, e da irmã. No país vizinho desde o dia 31 de janeiro, a família aguardava a liberação da justiça para o reencontro entre mãe e filho, acompanhados pelo secretário executivo da SJDH, Eduardo Figueiredo, que atuou diretamente nas tratativas burocráticas de retorno do garoto. 

As passagens foram custeadas pelo Governo de Pernambuco, que está acompanhando o caso desde 2015, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH). O secretário da pasta, Pedro Eurico, foi recebê-los no Aeroporto Internacional Gilberto Freyre, no Recife. “A volta de Carlinhos é uma vitória dos Direitos Humanos, uma vitória daqueles que acreditam na liberdade e no respeito às instituições”, pontua o gestor.

Durante os nove dias em que esteve na Argentina, a mãe de Carlinhos manteve-se impedida de ver o filho por decisão judicial local. O reencontro só aconteceu durante o embarque para o Brasil. Cláudia preferiu não se pronunciar sobre a volta. Uma psicóloga da SJDH também acompanhou a chegada da família. “Não se pode admitir a alienação parental, um sequestro e uma mãe que deixa o seu filho nas circunstâncias em que foram separados”, acrescenta Eurico.

Caso Carlinhos – Hoje com 13 anos, Carlinhos foi levado para a Argentina, pelo pai, Carlos Attias, no Natal de 2015, sem a autorização da mãe, Cláudia Boudoux. Na época, o menino tinha 8 anos. Desde então, a batalha judicial pela guarda da criança teve muitos capítulos.

Em 2019, após a Justiça Argentina obrigar Carlos a devolver Carlinhos para a mãe, o menino desapareceu sem deixar rastros. Ainda com o Carlinhos desaparecido, o pai foi preso e cumpre hoje prisão domiciliar com o uso de tornozeleira eletrônica.

No último dia 18 de janeiro, Carlinhos se apresentou em uma delegacia de polícia na Argentina e ficou em um abrigo para adolescentes na capital Buenos Aires até o retorno ao Recife.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro