1 de fevereiro de 2013 às 05h55min - Por Mário Flávio

Os candidatos habilitados a concorrer pelo sistema de cotas no Vestibular 2013 devem apresentar os documentos comprobatórios, nos dias 4, 5, 6, 7, 14, 15 e 18 de fevereiro, conforme o Edital de Convocação dos Optantes pelo Sistema de Cotas, divulgado no site da Covest. Os cotistas que concorrem às vagas dos três campi (Recife, Caruaru e Vitória) devem comparecer aos auditórios Jorge Lobo e Adélia Haten, localizados no Centro de Ciências da Saúde (CCS), no Campus Recife da UFPE.

As datas e horários variam de acordo com o curso e o campus, conforme disposto no Anexo 2 do edital de convocação da Covest. A lista dos habilitados – candidatos que livraram o ponto de corte nas provas – está disponível no Anexo 1 do edital. Vale lembrar que essa condição não garante a vaga. Os candidatos a todos os cursos que perderem o período regular da entrega dos documentos poderão realizar o procedimento, no dia 19 de fevereiro, nos mesmos locais e nos horários das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Os documentos exigidos são (cópia legível e autenticada): carteira de identidade ou Registro Geral; Histórico Escolar da escola pública em que estudou os três anos do Ensino Médio e certificado de conclusão do Ensino Médio da escola pública, contendo carimbo, assinatura e matrícula funcional da direção e da secretaria do estabelecimento ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos; ou certificado de conclusão do Ensino Médio obtido através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja); ou de Exames de Certificação de Competência ou de Avaliação de Jovens e Adultos realizados pelos Sistemas Estaduais de Ensino. Também é preciso apresentar termo de compromisso, cujo modelo encontra-se no site da Covest.

Não serão aceitas declarações de conclusão de Ensino Médio. Para o candidato que cursou parcial ou integralmente o Ensino Médio em escolas fora do estado de Pernambuco, deverá estar explicitado na certificação apresentada que se trata de estabelecimento de ensino público. A lista de documentos para comprovação da renda familiar bruta mensal pode ser consultada no site da Covest.
A UFPE poderá realizar entrevistas ou visitas ao local de domicílio do candidato, além de consultar informações socioeconômicas em cadastros públicos para verificação das informações prestadas.

O candidato ao sistema de cotas que não apresentar a documentação no período exigido concorrerá às vagas destinadas à livre concorrência.
Para o candidato cotista que for classificado no Vestibular 2013, não haverá devolução dos documentos apresentados. Caso não seja classificado, os documentos apresentados ficarão retidos por 60 dias e serão disponibilizados após este prazo por um período de dois meses.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro