4 de julho de 2012 às 14h00min - Por Mário Flávio

Termina nesta sexta-feira, 06, a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. Crianças de 0 a 4 anos e 11 meses, podem ser vacinadas nos 43 PSFs da cidade e Zona Rural e nos oito Centros de Saúde, nos períodos da manhã e tarde. Até o momento, pouco mais de 20 mil crianças foram imunizadas, que equivalem a 81%. O Ministério da Saúde tem como meta vacinar 95%.

De acordo com a Coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Sandra Carvalho, a vacinação é indiscriminada. “Todas as crianças com idade entre zero e menos de 5 anos de idade deverão ser vacinadas via oral, independente de tê-la recebido anteriormente, sendo que as doses administradas em crianças menores de 2 meses não deverão ser consideradas como doses válidas, devendo o responsável, ser orientado a retornar ao serviço de saúde, para iniciar o esquema”, explica.

Ainda de acordo com a Coordenadora, não há contra indicações absolutas da vacina, mas deve ser evitada em algumas situações. “As crianças portadoras de infecções agudas, com febre acima de 38 graus não podem ser vacinadas, além de bebês com hipersensibilidade, com imunologia deficiente e crianças com história de paralisia flácida associada à vacina, após dose anterior da vacina poliomielite oral”, esclarece.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro