27 de abril de 2012 às 08h28min - Por Mário Flávio

O entendimento no PT de Caruaru é quase uma utopia. Após emitir nota de apoio a reeleição do prefeito Zé Queiroz e ser rebatida por Rogério Meneses, a petista Beatriz Dias, envia nova carta e toca fogo mais uma ve na questão.

Caro companheiro Rogério Meneses, quando sentir vontade de comunicar ou debater algo participe, convoque reunião do PT. Você está acostumado a agrupar platéia para sua falsa verdade, você nunca publicou em nenhum blog ou rádio como você faz política não é? Nunca disse que sua forma de fazer política é assistencialista, para obter voto de cabresto. Essa foi e será sua maior prática.

Acredito que você não é a pessoa mais indicada para falar do Estatuto do PT ou de código de ética, pois você pode até ser conhecedor dos mesmos, porém sua prática não condiz com a realidade, pois sempre apareceu ou construiu algo sendo sombra de alguém… E descumprindo e passando por cima de tudo que diz o Estatuto.

Rogério, o seu grupo pode até ser maioria dentro do partido, mas só em quantidade de nomes, porque, na prática, quase ninguém do seu grupo participa das discussões ou se quer sabe o que está acontecendo na política local. Quem teve o mínimo de independência nos pensamentos e práticas você deu um jeito de tentar isolar como foi o caso de Djair Vasconcelos…

Como não é minha prática ficar apontando os enormes erros que fizeram o PT Municipal ser visto de forma duvidosa, quero apenas dizer a você que todo o coletivo da Articulação de Esquerda (AE) está aberto a um diálogo verdadeiro e respeitoso para construir uma cidade melhor junto a todos que sonham por um lugar melhor e mais justo para se viver.

Não somos traidores das causas, defendemos o que ajudamos a construir com a clareza de fazer autocrítica e repensar o processo. O PT nunca esteve nos debates apenas alguns nomes usaram a sigla para se promover. Hoje nós estamos construindo um debate para construção de Políticas Públicas para nosso Município, onde não será um debate apenas do PT e sim de toda população caruaruense. Estamos inseridos no contexto tentando mudar uma prática histórica de alguns companheiros dentro do PT.

Nossas divergências serão discutidas dentro do PT e não publicamente, o que será discutido publicamente será nosso diálogo junto ao Prefeito José Queiroz para não dar margens a “negociatas”. Pois quando o companheiro Rogério Menezes as fez não lembrou que existia Diretório Municipal e muito menos Estatuto. Queremos o debate VERDADEIRO E RESPEITOSO.

O Coletivo do qual tenho a honra de coordenar em Caruaru ( AE- Articulação de Esquerda), não apertará a mão de nenhum companheiro de luta se não acreditar VERDADEIRAMENTE nas suas propostas , moral e ética. Não trairemos nossas causas, mas faremos questão de colaborar com todo o processo de construção, pois nossa prática expressa na política um sonho de todos por um mundo melhor com VERDADE e ORGANIZAÇÃO.

Queremos estar inseridos em diversos espaços onde se estabelece a luta de classes, nos bairros, nas escolas, nos sindicatos… Onde a estratégia seja a luta e não um crescimento pessoal, onde haja propostas, onde defenderemos interesses da classe trabalhadora e dos oprimidos em geral para a partir daí florescer um novo olhar para a verdadeira essência do Partido dos trabalhadores que nunca deveria ter sido perdida no tempo e por pessoas que ajudaram a desconstruir o que muitos sofreram e derramaram sangue para construir…

Quero deixar aqui as palavras do grande escritor e adepto da Teologia da Libertação, ligado a movimentos sociais, FREI BETTO, quando fala dos Dez Conselhos para os Militantes de Esquerda, para que os demais atribuam a suas práticas.

1-Mantenha viva a indignação.
2-A cabeça pensa onde os pés pisam. A cabeça pensa onde os pés pisam.
3-Não se envergonhe de acreditar no socialismo.
4-Seja crítico sem perder a autocrítica.
5-Saiba a diferença entre militante e “militonto”.
6-Seja rigoroso na ética da militância.
7-Alimente-se na tradição da esquerda.
8-Prefira o risco de errar com os pobres a ter a pretensão de acertar sem
eles.
9-Defenda sempre o oprimido, ainda que aparentemente ele não tenha
Razão.
10-Faça da oração um antídoto contra a alienação.

NÃO DÁ PARA SER MILITANTE DE ESQUERDA PENSANDO E AGINDO DIFERENTE. A LUTA CONTINUA!!!

Beatriz Dias – Coordenação da Articulação de Esquerda em Caruaru


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro