Bancada de oposição na Câmara pede a prisão do ex-ministro Gonçalves Dias

Lucas Medeiros - 20.04.2023 às 15:55h
(Imagem: Divulgação)

Uma ação pluripartidária pede prisão de ex-ministro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) envolvido nos atos de 08 de janeiro. Mais de 30 parlamentares da bancada de oposição do Congresso Nacional apresentaram à Procuradoria-Geral da República um pedido de investigação contra o General da Reserva Gonçalves Dias, que até esta quarta-feira era ministro do governo Lula.

Dias é considerado homem de confiança do presidente, e foi flagrado facilitando a atuação de invasores do Palácio do Planalto no dia 08 de janeiro. Os parlamentares requerem tratamento isonômico aos demais processados pelos fatos, pedindo que seja apreendido o passaporte do ex-ministro e decretada sua prisão preventiva.

Sobre o pedido de prisão de Gonçalves Dias, a Deputado Coronel Meira (PL) declarou: “Fui autor do requerimento de convocação, alterado depois para convite do ex-ministro, para participar de reunião na Comissão de Segurança na Câmara dos Deputados, dessa forma, queríamos encontrar respostas para os fatos ocorridos no dia 08/01. O ex-ministro não compareceu, foi apresentado um conveniente atestado médico. Então entramos com uma solicitação conjunta de prisão preventiva, para impedir que o General destrua provas ou tente fugir“.

De acordo com Meira, apesar do pedido de prisão, é importante salientar que Dias foi apenas um instrumento usado para desviar a atenção de questões mais importantes. Ao longo de oito anos, o ex-ministro sempre agiu como um serviçal, uma sombra de Lula.

Ademais, ao utilizar informações da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), viajar para São Paulo no dia da invasão e não fazer nada, Lula cometeu crime de responsabilidade contra a democracia. Por esse motivo, torna-se necessário o seu impeachment para que se possa preservar a integridade das instituições democráticas“.

Assinaram as peças os deputados Coronel Meira (PL), Nikolas Ferreira (PL), Carla Zambelli (PL), Marcelo Álvaro Antônio (PL), Carlos Jordy (PL), Caroline de Toni (PL), Cabo Gilberto Silva (PL), Gilvan da Federal (PL), Evair Vieira de Melo (PP), Rodolfo Nogueira (PL), Delegado Caveira (PL), Delegado Éder Mauro (PL), Zé Trovão (PL), Lucas Redecker (PSDB), Capitão Alden (PL), Delegado Paulo Bilynskyj (PL), Daniel Freitas (PL), Marcel Van Hattem (Novo), Dr. Jaziel (PL), Bibo Nunes (PL), José Medeiros (PL), Mario Frias (PL), André Fernandes (PL), Gustavo Gayer (PL), Junio Amaral (PL), Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL), Delegado Palumbo (MDB), Delegado Fábio Costa (PP), Bia Kicis (PL), Sargento Fahur (PSD), Maurício Marcon (Podemos) e Daniela Reinehr (PL). Além dos senadores Magno Malta (PL) e Cleitinho (Republicanos) e o deputado estadual da Bahia, Leandro de Jesus (PL).