22 de março de 2013 às 12h25min - Por Mário Flávio

Depois de passar pelo Sertão pernambucano, a Secretaria Estadual de Saúde, realiza, nesta sexta-feira (22), Audiência Pública, em Caruaru, para apresentar os indicadores da assistência à saúde da região analisados pelo Pacto Pela Saúde. O evento, marcada para às 14h, será realizado no Sest/Senat de Caruaru, localizado na Avenida Frei Damião de Bozzano, bairro de Indianápolis. Na audiência, o secretário Estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, que está à frente da apresentação e análise dos indicadores regionais, irá receber gestores municipais, políticos, conselheiros de saúde, sociedade civil organizada e população em geral.

Criado em 2011, o Pacto pela Saúde é uma ferramenta de gestão inédita que detalha importantes indicadores da atenção à saúde dos 184 municípios de Pernambuco e do Arquipélago de Fernando de Noronha, com o objetivo prioritário de reduzir os índices de mortes que podem ser evitadas. Para alcançar as metas estabelecidas, a SES, por meio das Gerências Regionais de Saúde (Geres), acompanha, mensalmente, os indicadores de saúde que demonstram o desempenho da rede de serviços de todo o Estado, compreendendo as ações de atenção primária e de atenção especializada ambulatorial e hospitalar.

Entre os índices analisados pelo Pacto pela Saúde, um dos que mais preocupa, na IV Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Caruaru, é a cobertura de exames citopatológicos do colo do útero, conhecido popularmente como Papanicolau. Este exame pode detectar doenças que ocorrem no colo do útero antes do desenvolvimento do câncer. Praticamente todos os municípios da Região apresentam, atualmente, cobertura menor que 18% das mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos, quando o ideal seria que esse percentual estivesse, ao menos, em 23%.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro