A Polícia Federal suspendeu temporariamente os serviços de atendimento ao público de natureza não urgente, como a confecção e entrega de passaportes para pessoas que não tenha viagem internacional marcada em breve.
Caso exista passagem já emitida para os próximos 30 dias, os requerentes que, em virtude de situação urgente ou emergencial não puderem esperar o trâmite regular, deverão enviar um e-mail para [email protected], respondendo com dados do titular do passaporte e a comprovação documental da viagem iminente (bilhete aéreo com data próxima, reserva de hotéis, carta de aceitação em instituição de ensino estrangeira, proposta de trabalho no exterior, problemas de saúde, catástrofes naturais, conflitos armados, interesse da administração pública ou alguma situação imprevisível ou quaisquer outros documentos idôneos que comprove a necessidade inadiável em emitir ou receber o passaporte).
Após a análise da urgência e autenticidade da documentação apresentada, se deferido o pedido, data e horário para confecção ou recebimento do passaporte serão marcados e o interessado receberá a informação pelo e-mail.
Em virtude da pandemia, ainda não há previsão para a retomada regular do atendimento.
O e-mail [email protected] é exclusivo para atendimentos no Posto de Emissão de Passaportes da Polícia Federal no Recife/PE, localizado no Shopping Riomar, e é atualizado em todos os dias úteis para quaisquer informações adicionais ou requerimentos fundamentados. Todas as demais informações estão disponíveis no site www.pf.gov.br.
“Em função de um possível retorno gradual do nosso regular atendimento de expedição de passaporte na modalidade on-line, serão abertas em caráter experimental um reduzido número de vagas para agendamento on-line (sem necessidade de comprovação de situação emergencial) para algumas datas do mês de agosto deste ano, pelo que poderá ser possível o agendamento on-line para expedição do referido documento de viagem, caso haja vagas disponíveis quando do momento da sua marcação. No tocante à entrega dos passaportes já prontos, analisaremos a possibilidade de entrega com o comparecimento do interessado ao posto, nas terças, quartas e quintas-feiras de dias úteis, no horário das 14h30 às 16h30, desde que isso não cause nenhum tipo de aglomeração de pessoas, por questão de segurança à saúde de todos os envolvidos. Isso somente poderá ser avaliado no momento em que a pessoa estiver no local”, diz a PF.
A taxa para expedição de passaporte comum é de R$ 257,25.
“As vagas disponibilizadas são preenchidas rapidamente pois a procura está sendo muito grande. Mas sempre estamos disponibilizando novas vagas. A GRU-Guia de Recolhimento da União paga e não utilizada é válida por 05 anos, podendo um novo protocolo ser criado após 180 dias, utilizando-se o pagamento do protocolo anterior não utilizado. A entrega é feita somente ao titular, que deverá apresentar documento de identificação, sempre no mesmo posto em que o passaporte foi solicitado. A entrega é feita por ordem de chegada. O passaporte é cancelado se não for retirado até 90 dias após a solicitação presencial, sem devolução da taxa paga”, complementa a Polícia Federal.