12 de junho de 2013 às 11h25min - Por Mário Flávio

Por meio de nota, a Associação dos Trabalhadores em Educação de Caruaru, Atec, se pronunciou sobre o possível aumento no valor das passagens em Caruaru. Segundo a entidade, o reajuste não pode ser feito em Caruaru, já que a cidade passa por diversos problemas sociais. Seguem a íntegra da nota:

“Nos últimos meses, a classe trabalhadora de Caruaru vem sendo duramente atacada pelo executivo municipal. Dois grandes exemplos desse ataque são: a crise na educação, a partir na aprovação do novo PCC, que destrói a carreira dos professores municipais; e o maltrato contra os médicos, que são mal remunerados e não dispõem de condições para trabalharem.

Mais recentemente, outro duro golpe foi desferido contra os trabalhadores: o aumento das passagens de ônibus. Esse é ainda mais cruel, pois afeta a maior parcela da população, aquela que depende do transporte público.

Arquitetado no âmbito do Comut, conselho que, na prática, representa os interesses dos empresários do transporte coletivo, o aumento significa um grande impacto no bolso do trabalhador e um enorme ganho para o bolso dos empresários. Vale ressaltar que a prefeitura tem direito a três votos no Comut e, os três, foram favoráveis ao aumento. Ou seja, a prefeitura de Caruaru votou três vezes contra os trabalhadores e, consequentemente, três vezes em favor dos empresários. Não é à toa, portanto, que um desses empresários, que também é político, é aliado do prefeito Queiroz.

Com o aumento das passagens, fica evidenciada uma prática recorrente do governo Queiroz: o ataque sistemático aos trabalhadores. Em contrapartida, atende aos interesses dos empresários, articulando um aumento de 17% na tarifa dos ônibus.

Essa é a verdadeira face do governo Queiroz: intransigência com os trabalhadores e subserviência aos patrões. Esse é o prefeito Queiroz da vida real, bem diferente do que aparece nas peças publicitárias da prefeitura, vendendo a ilusão de um governo democrático e participativo.

Diretoria da Associação dos Trabalhadores em Educação de Caruaru – ATEC.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro