Após as inúmeras polêmicas envolvendo o São João de Caruaru, artistas, associações, trios de forró, banda de pífanos, grupos de bacamarteiros, e demais expressões da cultura popular realizarão protesto na próxima quarta-feira (06 de abril) em frente a Prefeitura de Caruaru às 11 horas da manhã.
Na pauta estão solicitações em prol da valorização profissional da cultura popular levando em consideração os inúmeros prejuízos promovidos pela pandemia da COVID-19. Além disso, esse ano o Forró tornou-se patrimônio cultural imaterial do Brasil.
Segundo o presidente da Associação dos Forrozeiros de Caruaru (ASFOC), Didi Caruaru, “nosso objetivo é estabelecer um diálogo e agenda com o novo prefeito Rodrigo Pinheiro, já que nunca conseguimos dialogar com a ex-prefeita Raquel Lyra. Segundo o Maestro Mozart Vieira que também faz parte do movimento “precisamos discutir as necessidades e especificidades dos fazedores de cultura, e priorizar recursos para nossos artistas”.
Ao contactar Armandinho, artista da Banda Fulô de Mandacaru e defensor da pauta cultural em Caruaru e Pernambuco, destacou que “fui acionado pela minha categoria e estarei contribuindo no fortalecimento do diálogo com o prefeito Rodrigo Pinheiro. Não tenho dúvidas que encontraremos um caminho para ajudar nossos artistas, nossa cultura, e o nosso Forró”.
Armandinho liderou o Movimento “Somos Forró” durante a pandemia e conseguiu articular importantes conquistas para categoria com destaque para auxílios emergenciais nos municípios e estado, além de conseguir alterar uma resolução do Tribunal de Contas do Estado – TCE/PE que proibia a contratação de artistas através de live-shows pelos órgãos públicos. Apresentou ainda um plano de retomada para cadeia produtiva cultural na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados.
O presidente da ASFOC destacou ainda que “a discussão não está em tocar ou não no São João. Nossa discussão está centrada em corrigir o cachê dos nossos artistas, bem como pactuar a quantidade de festas com critérios transparentes e equitativos”.
Esse será o primeiro desafio do novo prefeito Rodrigo Pinheiro e vamos aguardar o resultado dessa legítima solicitação dos artistas de Caruaru que passaram 02 anos sem trabalhar e estão numa situação financeira gravíssima.