19 de outubro de 2012 às 10h30min - Por Mário Flávio

Está marcada para o dia primeiro de janeiro de 2013 a eleição para a presidência da Câmara Municipal de Caruaru. Pelo menos quatro vereadores (Dr. Demóstenes, Leonardo Chaves, Lula Tôrres e Jajá) demonstraram interesse em assumir a vaga. Mas quais as vantagens de sentar na cadeira da presidência? A primeira é a visibilidade… Quem assume vai ocupar o segundo cargo mais importante da cidade e passa a discursar em todos os eventos oficiais. Ao presidente também fica o controle maior sobre os números do munícipio, já que todos os documentos, sejam convênios ou informação sobre a liberação de verbas, são direcionados ao gestor do legislativo.

O presidente ainda indica os presidentes das Comissões da Casa e faz a divisão dos parlamentares para compor as mesmas. O salário é outro atrativo. Por ocupar a presidência e ter que ficar quase em tempo integral na Casa, o salário é o dobro dos outros vereadores, ou seja, cerca de 18 mil reais por mês. Em todas as Câmaras é assim. Sem falar que o presidente vai ter um veículo a disposição 24 horas por dia, inclusive com motorista, já que essa função tem de sobra na Câmara. Esse vereador terá ainda mais de 20 cargos comissionados a disposição, para que possa tocar o funcionamento da unidade. Ao presidente cabe gerir todos os recursos e também responder pelos mesmos junto ao Tribunal de Contas do Estado.

A MALDIÇÃO – Muita gente acredita que existe uma maldição em quem senta na cadeira da presidência. Para muitos, a dedicação obssessiva a Casa, prejudica ao vereador, que acaba por passar muito tempo na Câmara e deixa de frequentar as bases e com isso não consegue a reeleição. Nos últimos 20 anos, apenas Leonardo Chaves escapou dessa maldição. Foram presidentes e não conseguiram renovar o mandato: Rui Lira, Rui Rosal, Luiz Gonzaga, Gilvan Reis, Neguinho Teixeira e Lícius Cavalcanti. Situação igual a de Rogério Meneses, mas lembrando que o petista não foi candidato a reeleição, tendo disputado a prefeitura de Imaculada/PB. Mas devido a baixa votação dele lá, apenas 93 votos, muita gente credita o fato a tal maldição.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro